segunda-feira, abril 16, 2007

Xadrezista ucraniano ganha o torneio na Austrália


Grão – mestre Georgiy Tymoshenko da capital da Ucrânia, cidade de Kyiv, ganhou o Torneio Aberto de Xadrez de Sidney (Austrália) de 2007

O Clube Ucraniano de Xadrez de Sidney (UCCS) tive a grande honra de anunciar, que o Grão – Mestre ucraniano, Georgiy Tymoshenko, ganhou o Torneio Internacional Aberto de Xadrez de Sidney, evento que tive o seu encerramento solene no Domingo, 14 de Abril de 2007, na Câmara Municipal da cidadezinha da Parramatta (arredores de Sidney).
O colunista de xadrez, do jornal “Sydney Morning Herald”, Peter Parr, no seu artigo publicado no dia 16 de Abril de 2007, intitulado “Grandmasters tie for first place”, descreveu o evento como “torneio mais competitivo, alguma vez realizado na Austrália”. Pois o Torneio contou com a presença de 143 jogadores, entre eles 9 grão – mestres.
Georgiy Tymoshenko ficou no primeiro lugar com os mesmos 7,5 pontos que outro grão – mestre, Dejan Antic (da Sérvia e Montenegro). Embora Sr. Tymoshenko e Sr. Antic partilharam o primeiro e segundo lugar e o prémio no valor de $7,500, Grão – Mestre Tymoshenko foi declarado vencedor no count-back, ficando com o primeiro lugar e a medalha de ouro.
A secretária do UCCS, Sra. Maria Halaburda – Czyhryn tive o prazer de entrevistar Georgiy Tymoshenko, descobrindo que ele pratica a modalidade durante várias anos (foi vencedor de Canadian Chess Open em 1990), sendo actualmente o professor de xadrez na Ucrânia. O Clube de Xadrez Ucraniano tinha oferecido flores e várias lembranças ao Sr. Tymoshenko, que era único participante ucraniano no evento, superando-se aos vários participantes da Azerbaijão, Bulgária, Espanha, Dinamarca, Equador, Finlândia, Grã – Bretanha, Israel, Nova Zelândia, Polónia, Sérvia, Suíça, Rússia, sem esquecer a própria Austrália (representada pelo seu melhor xadrezista, Grão – Mestre Ian Rogers).

A esposa de Georgiy, Sra. Yulia Timoshenko (simplesmente charra da ex - Primeira Ministra da Ucrânia), agradeceu o apoio concedido ao seu marido pelo Clube Ucraniano de Xadrez nestes termos: “Considero, que Georgiy ganhou graças ao nosso e vosso forte apoio. Comuniquei com o meu marido diariamente e ele me informou até que ponto foi recebido calorosamente pelos ucranianos que vivem na Austrália. Queria assegurar que desde agora, vocês têm muitos amigos em Kyiv. Seremos gratos, se podermos recebê-los como nossos hospedes”.

Quem estiver interessado em juntar-se ao UCCS, pode contactar a sua Secretária, Sra. Maria Halaburda – Czyhryn pelo telefone 02 9623 4681 em Sidney.
Fotos do evento

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim mesmo. Nema chogo kengurushnikam i vsim inshim v shaxi grati! :) Mabud' ne znali shio z kozakami zv'yazalis'!