sexta-feira, abril 27, 2007

Estónia vs passado colonial

Na madrugada de Sexta – Feira, dia 27 de Abril, o monumento do soldado soviético, conhecido também como “soldado de bronze”, foi desmontado na capital da Estónia, cidade de Tallinn, passando este à guarda da polícia.
O Governo da Estónia, através da sua comissão da crise, tomou a iniciativa de desmontagem do monumento do soldado soviético, situado na colina de Tõnismägi em Tallinn e da retirada dos restos mortais dos militares soviéticos, sepultados junto ao monumento. O Primeiro – Ministro da Estónia, Sr. Andrus Ansip disse na entrevista à televisão ETV da Estónia, que os restos mortais dos militares soviéticos serão transferidos para o cemitério militar de Tallinn e que “o tempo mínimo destes trabalhos será de 3 – 4 meses».
O Parlamento da Estónia aprovou em Janeiro de 2007 a «Lei sobre a defesa das sepulturas militares», que permite efectuar as translações dos restos mortais dos soldados, que «são sepultados nos locais impróprios ou se a translação terá que ser feita no interesse público». A Lei prevê, que decisão nesta matéria é tomada pelo Ministro da Defesa da Estónia, baseando-se numa recomendação da Comissão das sepulturas militares.
Junto ao monumento do soldado soviético na colina de Tõnismägi em 1947 foram sepultados restos mortais de 13 militares soviéticos, que morreram durante a ocupação da Estónia pela URSS, no outono de 1944. No total, em Estónia existe cerca de 450 sepulturas militares de II G.M., onde são sepultados cerca de 50.000 militares soviéticos.

Nas imagens, grupo de “cidadãos” em protesto contra a desmontagem do monumento, gritando “Fascistas” e “Rússia, Rússia”.
http://www.youtube.com/watch?v=tw4__eitD9M
http://www.youtube.com/watch?v=Sg8329uIKcw
http://www.youtube.com/watch?v=rKpXqwE2rg8
http://www.flickr.com/photos/neoroma/sets/72157600135279884

Sem comentários: