segunda-feira, abril 30, 2007

Manifesto anti – Verka Serdyuchka

Um travesti gordo e feio será representante da Ucrânia no Festival Eurovisão 2007

Como seu representante no Festival Eurovisão 2007, a Ucrânia escolheu um “travesti gordo no vestido brilhante, canto do qual mais parece como os versos de crianças”, escreve o sítio britânico Doteurovision.com.
«Depois de alguns tentativas, Verka Serdyuchka (nome verdadeiro Andriy Danilko), conseguiu convencer tele – rádio difusão para lhe dar três minutos no palco do «Eurovisão», - pode-se ler no artigo. – Anteriormente, a candidatura de Serdyuchka para a Eurovisão foi recusada pela Televisão Nacional da Ucrânia… Ganhando, não muito rico e provavelmente viciado final da eliminatória, neste ano a auto – proclamada mega – estrela actuará com a canção irritante e agarradiça «Dancing Lasha Tumbai». Verka Serdyuchka, assim como o representante da Belarus, Dmitriy Koldun, têm a honra dúbia de ter o apoio do Filip “Inconstante” Kirkorov». (Rei da música pimba russa).

Este manifesto não é uma tentativa de fazer a auto – promoção ou de denegrir a imagem de quem que seja. Este manifesto é uma tentativa de mostrar a visão dos ucranianos, face à concorrente que o Governo demissionário da Ucrânia escolheu para representar o país no Festival Eurovisão de 2007 em Helsínquia. A Ucrânia será representada no Festival por um travesti gordo que tornou-se famoso actuando e cantando em surzhyk (vernáculo, a fala das pessoas pouco letrados, que mistura a língua ucraniana com a russa), numa clara tentativa de satirizar e ridicularizar a língua e cultura ucraniana. A Europa precisa de saber que no dia 12 de Maio em Helsínquia, a Ucrânia será representada por um uma triste paródia, cujo único mérito é mostrar que no país existem os travestis e que estes até têm uma certa aceitação nos palcos.

Estimados Senhoras e Senhores,

Nós, cidadãos ucranianos, gostaríamos de informar as Vossas Excias., sobre os factos de falsificação maciça da verdade artística, que não queremos e não podemos deixar em claro. Como é sabido, a Ucrânia será representada no Festival Eurovisão neste ano, pelo actor Andriy Danylko, travestido em “cantora” Verka Serdyuchka.
Obviamente, aqui não se trata de discutir a personalidade artística ou orientação sexual desta personagem. Mas temos que entender o que ou à quem representa Sr. Danylko (Serdyuchka).
Temos perante de nós um “artista” que actua para o “uso caseiro”, usando a língua ucraniana deformada (surzhyk – mistura vernácula entre ucraniano e russo), entretendo as pessoas de nível cultural não muito elevado. Muito mais popular na Rússia do que na Ucrânia (muitos dos seus fãs na Rússia acreditam que o seu vernáculo é a verdadeira língua ucraniana), Serdyuchka representa tudo, que é menos culto, mais banal, gasto e baixo, caricaturando os ucranianos, na tentativa de rebaixar a língua e cultura ucranianos até o estatuto do “parente pobre” do Big Brother, retirar todas as suas características e raízes europeias.
Mas como uma personagem dessas, podia ganhar um concurso de selecção nacional? Obviamente, estamos perante o exemplo claro e inequívoco da escolha arbitrária e consciente do governo demissionário da Ucrânia (que teima em não deixar o seu lugar), e pessoalmente, do ex-ministro das Questões Humanitárias, Sr. Dmytro Tabachnik, inimigo confesso de tudo que é ucraniano.
Para não seremos acusados de subjectividade, gostaríamos de citar o sítio britânico Doteurovision.Com¹, especializado na Eurovisão: «after winning a fairly uneventful and transparently rigged national final broadcast by Ukrainian TV», - Serdyuchka, - «fat tranny in a bacofoil dress», - participará no concurso com “annoyingly catchy “Danzing” what sounds like a nursery rhyme», fim de citação.
Neste contexto, gostaríamos que a RTP, principalmente as suas programas “Portugal no Coração” e “Praça da Alegria”, tenham uma ideia clara sobre as forças que representarão a Ucrânia na Eurovisão neste ano. Claro, que não podemos nem devemos dar orientações como será a melhor maneira de lidar com este problema. Mas única coisa está muito clara para nós: a Europa de valores e liberdades, que muito recentemente celebrou os 50 anos da sua existência, não pode e não deve tolerar este tipo de totalitarismos artísticos.
Por nosso lado, ignoraremos a presença de Serdyuchka no Festival, apelando à todos os ucranianos da diáspora europeia para não votar no A. Danylko (V. Serdyuchka), dando o seu voto à representante do qualquer país que realmente o merece.
Como já dissemos antes, não se trata de fazer Relações Públicas ou de egotismos pessoais de qualquer tipo que seja. Estamos a lidar com: a) falsificação dos resultados do concurso nacional, b) escolha administrativa estatal do artista pelo Governo demissionário da Ucrânia, c) tentativa clara de gozo e rebaixamento da língua e cultura ucranianas.
Sentimos que não podemos ser simples espectadores, alheios à falsificação que acontece neste concurso, por isso usamos o nosso direito de cidadãos para apelar à comunicação social e sociedade civil europeia, para desmascarar claramente uma farsa, que não pretendemos legalizar pelo nosso silêncio.

Kyiv – Maputo, 25 de Abril de 2007
Versão ucraniana

Materiais extra:

1. Verka Gets Ukrainian Spot at Eurovision
2. http://www.doteurovision.com/phpnews/news.php?action=fullnews&id=1374
Vídeo da Verka – resolução baixa ~ 2.9 Mb
Vídeo da Verka em resolução média ~ 10.3 Mb
3. Quando este material estava a ser preparado, surgiu mais uma polémica à volta da canção escolhida por Verka. Na versão inicial, a canção se chamava “Russia goodbye” (Rússia adeus), mas mais tarde, com medo de ofender os seus apoiantes russos, A. Danylko trocou estas palavras por a frase “Lasha tumbai”, que na sua versão significa: “bater a nata” ... em língua mongol. Na explicação trapalhada do Danylko, a nata e a língua mongol foram escolhidos apenas para a rima, numa abracadabra linguística. O jornalista do vespertino russo “Moskovskiy Komsomolets”, Yuri Butusov, até ligou para a Embaixada da Mongólia, mas lá disseram que não conhecem as tais palavras (ler em russo). Por conta desta ultima polémica, os nacionalistas russos já acusaram Serdyuchka de ser “agente cor de laranja”, que pretende passar as ideias “ucranianas pró – nacionalistas e anti – russas”.
4. O último “brilharete” de Serdyuchka aconteceu no fim do mês de Abril, quando os seus patrocinadores decidiram gravar um vídeo, onde participaram 100 modelos masculinos e femininos nus. Dessa maneira Serdyuchka disse que queria: “mostrar à Europa que na Ucrânia vive gente bonita”.

Sem comentários: