segunda-feira, abril 02, 2007

Nova Revolução Laranja na Ucrânia



A Praça de Independência na capital ucraniana, cidade de Kyiv, viveu este fim-de-semana o cenário da repetição da Revolução Laranja, processo desencadeado pelos ucranianos em 2004, para repor a verdade, nas eleições presidenciais maciçamente falsificados pelo regime anti – democrático daquela época.
Neste momento, os ucranianos exigem que o Presidente da Ucrânia, Viktor Yushenko, dissolva o parlamento e convoque as novas eleições. Hoje, muita gente ainda usa os símbolos da Revolução Laranja (cachecóis, bandeiras, bonés cor-de-laranja com palavra escrita TAK! - SIM!), outros usam apenas a bandeira nacional da Ucrânia, demostrando o seu desagrado aos políticos, que não souberam aproveitar ao máximo enormíssimas esperanças depositadas neles em 2004.

Os lideres dos três partidos da oposição, “Nossa Ucrânia” (do Viktor Yushenko), Bloco de Yulia Timoshenko (da ex - Primeira Ministra, Yulia Timoshenko) e “Autodefesa do Povo” (do ex – Ministro do Interior, Yuriy Lutsenko), apelaram ao presidente para dissolver o parlamento, evocando as seguintes razões:
1. Se não fazer as eleições agora, em 2011, o escrutínio será brutalmente falsificado de novo, pelo Governo actual, encabeçado por ex – presidiário, auto proclamado proFFessor V. Yanukovich. “Se não fizer (as eleições hoje), então em 2011 em cada província, em cada distrito, o Partido das Regiões vai obter 101% dos votos, dizendo que é assim mesmo”, - diz Vyacheslav Kyrylenko, líder da “Nossa Ucrânia”.
2. Yulia Timoshenko disse que: “alem do ter o direito de dissolver o parlamento, o Presidente têm a obrigação de faze-lo, pois têm tudo que necessário para tal, projecto da Lei e uma caneta”.
3. Yuriy Lutsenko declarou-se não ser o apoiante fervoroso das eleições antecipadas, mas disse que é a única maneira de remover o Governo que “prometeu aos ucranianos melhorar as suas vidas, mas impôs os salários do terceiro mundo e os preços europeus”.

Pelos dados do Ministério do Interior (subordinado ao Governo de Yanukovich), na Praça de Independência reuniram-se 25 – 27 mil pessoas, enquanto o comício alternativo, em apoio ao Governo actual, na Praça da Europa reuniu 30.000 – 35.000 almas. Pelos dados do líder da “Autodefesa do Povo”, Yuriy Lutsenko, na Praça da Independência reuniram-se pelo menos 100.000 apoiantes da Revolução Laranja, enquanto a Praça da Europa contou com não mais do que 10.000 manifestantes pró – Governo.

Por: Anastasiya Zanuda, BBC, cidade de Kyiv (em ucraniano)

Publicações sobre a Ucrânia em inglês e ucraniano
e-mail

Sem comentários: