terça-feira, abril 24, 2007

Ucrânia lança o primeiro satélite egípcio

No dia 17 de Abril de 2007, às 9h46 hora de Kyiv (mesma hora em Moçambique), o míssil de lançamento ucraniano “Dnipro”, levou à orbita terrestre de uma vez 14 satélites: primeiro satélite egípcio “EgipSat-1”, seis satélites da Arábia Saudita e sete micro – satélites americanos, construídos pelos universitários.
Às 10h02, hora de Kyiv, todos os satélites separaram-se com sucesso do corpo do míssil ucraniano, algo que foi confirmado pelo ponto do controlo ucraniano, montado para o propósito no território do Sultanato de Oman.
Já às 11h24 tive o lugar o primeiro contacto entre o Centro de voos espaciais da Ucrânia, localizado na cidade de Yevpatoria e o satélite egípcio “EgipSat-1”.
O satélite egípcio “EgipSat-1” foi projectado na DKB “Pivdenne” e fabricado na “Fabrica de Maquinaria Pivdenne”, na cidade de Dnipropetrovsk.
O projecto cósmico conjunto russo – ucraniano “Dnipro” prevê a transformação dos mísseis balísticos multicontinentais russos PC-20 (conhecidos no Ocidente como SS-18 “Satan”), para o míssil de lançamento “Dnipro”.
No total, desde 1999 foram efectuados 8 lançamentos de míssil “Dnipro”, que levaram para o espaço mais de 30 satélites. A quantidade dos mísseis que a Rússia ainda possui e que neste momento são tirados da prontidão combativa, permitem usar os seus serviços até o ano de 2020.
Mais informação na página da Agência aero – cósmica da Ucrânia
Agradecimento à agência USІМ МGО "Nova Hvylia", mail

Carros chineses fabricados na Ucrânia
No dia 5 de Abril, a fabrica de automóveis da cidade ucraniana de Kremenchug apresentou a sua novidade – carros ligeiros GEELY. Cerca de dois à três mil carros chineses serão fabricados ainda este ano em Kremenchug, preço de cada um é de cerca de 8 – 10 mil USD. Caso a procura justificar, o número dos carros fabricados pode ser aumentado.
Os carros da marca GELLY começaram ser fabricados desde 19 de Março de 2007, do primeiro lote de 100 carros, 47 unidades foram vendidas numa única semana. O fabricante oferece a garantia de 3 anos ou até 100.000 km. Para dar assistência técnica, serão abertos os centros de serviço em todos os capitais provinciais da Ucrânia.

Características:
Automóvel GELLY têm vidros e espelhos retrovisores automáticos, central lock, motor 1,3 ou 1,5 L e potência de 86 ou 94 cavalos. Motor é fabricado sob a licença da Toyota e é capaz de proporcionar ao carro uma velocidade máxima de 160 – 179 km/h. Bagageira é de 480 litros.

Planos:
A Fabrica planeia fabricar mais dois modelos de GELLY em série, que serão lançados no fim de 2007 – início de 2008. Além disso, Fabrica de Kremenchug produz camiões – basculantes FAW com a capacidade de 18 toneladas e têm planos para começar fabricar as carrinhas de tracção de 4 rodas “Great Wall”.
Director da fabrica, Sr. Mykola Chernysh informou que em 2007 o investimento geral será de 3 milhões de USD e que a sua fábrica pensa em novas instalações que poderá construir em parceria com Corporação chinesa de GEELY
Mais informação em ucraniano
Agradecimento à agência USІМ МGО "Nova Hvylia", mail

Sem comentários: