terça-feira, fevereiro 01, 2005

Ucrânia domina o Fórum Económico Mundial

Sábado, 29 de Janeiro, o Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, foi dominado pelo Presidente da Ucrânia, Viktor Yushenko. Presidente ucraniano tive mais de 30 encontros com empresários e membros de delegações.
No encontro com Presidente da Comissão Europeia, português Durão Barroso, Viktor Yushenko comprometeu-se concluir o plano de cooperação da Ucrânia com a União Europeia em três anos. Presidente Yushenko também prometeu que Ucrânia irá adequar o seu orçamento do Estado, às políticas de FMI, num curto período de tempo.
Entre outras novidades, Viktor Yushenko anunciou que todos os funcionários de Estado na Ucrânia, vão ter que preencher as novas declarações dos rendimentos, onde terão que mencionar não apenas as suas rendas, mas também os seus gastos. Mais. Essas declarações também serão feitas pelos membros directos da família do funcionário.
Alem disso, Viktor Yushenko anunciou que em 2005, a capital da Ucrânia, Kyiv (Kiev) irá organizar um Fórum Económico, “de menor dimensão”.
Os empresários de calibre internacional, vindos de todo o Mundo, mostraram a confiança no Presidente ucraniano, votando no seu programa, através dos créditos financeiros. Apenas o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, comprometeu-se de facilitar o investimento directo estrangeiro na Ucrânia, orçado em 1 bilião de euro por ano.

Entre todas as línguas eslavas, faladas em Davos este ano, a língua ucraniana dominou o Fórum por completo. Presidente Yushenko tinha quase que desdobrar-se, para poder intervir nos seminários, dar entrevistas e participar nas conferencias de imprensa.
Até na conferencia de imprensa de financista e filantropo internacional, George Soros, foram feitas enumeras perguntas sobre Presidente Viktor Yushenko. Soros respondeu que “apoiava as forças democráticas na Ucrânia”. Financista também declarou, que acredita na queda contínua do dólar em relação ao euro.
Mesmo, nos contactos informais de Davos, a influência ucraniana era bem visível. Muitos dos políticos e empresários, esperados nos outros encontros, preferiram ir à um jantar com Viktor Yushenko. Até os lideres da União das Forças de Direita (SPS), oposição democrática russa, Anatoliy Tchubais e Boris Nemcov, escolheram jantar com o líder da Ucrânia.
Fonte: Известия.Ru

Sem comentários: