segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Quem é a Yulia Timoshenko?

Biografia curta da Primeira – Ministra da Ucrânia

Eng. Yulia Timoshenko nasceu aos 27 de Novembro de 1960 em Dnipropetrovsk (Ucrânia Oriental).
Em 1984 foi licenciada pela Universidade de Dnipropetrovsk em “Economia de trabalho”. Trabalhou como engenheira de organização cientifica do trabalho na Fabrica de construção de máquinas de Dnipropetrovsk.
Em 1989 Yulia Timoshenko tornou-se a Directora comercial do Centro da Juventude “Terminal”, em 1991 – 1993 desempenhou as funções idênticas de empresa de pequeno porte “KUB”. Em 1994 – 1995 tornou-se a Directora geral da Sociedade de Capital Aberto, “Firma KUB”, Lda (desde 1994 “Firma KUB”, Lda transforma-se numa empresa mista, cipriota – ucraniana).
Entre 1995 e 1997 Yulia Timoshenko ocupava o cargo do Presidente da Sociedade de Capital Fechado “Corporação Industrial Financeira: Sistemas Energéticos Unidos da Ucrânia” (EESU).
Entre 1999 e 2001 desempenhou as funções de Vice Primeiro – Ministro, com responsabilidades sobre o sistema energético e dos combustíveis, no governo de Viktor Yushenko.
Desde Maio de 2002, Yulia Timoshenko é deputada do Parlamento ucraniano e é membro do Comité parlamentar da política de legislação. O seu partido possui 16 lugares no Parlamento.
Yulia Timoshenko é doutorada em Ciências económicas. Alem do ucraniano e russo, fala inglês.
É separada do marido, tem filha Evgenia.
Seus hobbies são roupa fashion e fazer jogging com o seu cão.

PGR da Ucrânia arquiva o processo contra a Yulia Timoshenko

A Procuradoria Geral da Ucrânia, arquivou o processo – crime contra a Yulia Timoshenko, seus familiares e seus parceiros nos negócios.
Em Setembro de 2002, a PGR ucraniana encaminhou ao Tribunal do Bairro de Pechersk de Kyiv (Kiev) um processo – crime contra os funcionários da Sociedade EESU, inclusivamente contra o Oleksander Timoshenko, marido da actual Primeira Ministra. Os réus foram acusados de “apropriação, peculato dos bens ou apropriação dos bens em grande escala por um grupo organizado, através do abuso do poder”.
Genadiy Timoshenko, sogro de Yulia Timoshenko, foi acusado de “contrabando, sonegação de divisas e apropriação dos bens alheios em grande escala, através do abuso do poder e falsificação”.
A Procuradoria Militar Superior da Rússia, acusa a Yulia Timoshenko de subornos à um grupo dos oficiais de altos patentes no Ministério da Defesa russo, envolvidos na preparação do contrato de fornecimento pela Ucrânia dos meios materiais e técnicos para o Ministério da Defesa da Rússia. Alegadamente, os preços foram inflacionados e os russos nunca chegaram a receber os tais materiais técnicos.
Mas o Procurador Geral da Ucrânia, Sviatoslav Piskun afirmou que, a Procuradoria militar russa não possui as provas suficientes para incriminar Yulia Timoshenko. Procurador Piskun lembrou que todos os materiais sobre o caso foram enviados à Moscovo ainda em 2001 e já estão em investigação cerca de três anos. “Temos o caso de abuso do poder dos funcionários do Ministério da Defesa russo. Alguém disse que ele fiz mal as suas obrigações, porque foi subornado e disse o apelido – vocês sabem de quem”, - finalizou o Procurador ucraniano. Sviatoslav Piscun também frisou que “hoje já não são tempos” de “inventar as provas” e disse que recebeu um carta oficial do Ministério da Justiça dos EUA que confirma não haver nenhumas reclamações contra a Primeira – Ministra da Ucrânia, num caso remoto da alegada lavagem do dinheiro.

Correio electrónico da Yulia Timoshenko: office@buti.org.ua

Sem comentários: