terça-feira, fevereiro 01, 2005

Presidente Yushenko ataca as oligarquias

O novo Presidente da Ucrânia, reafirmou a sua determinação de rever os resultados da privatização de propriedade estatal, ocorrida na última década no país.

Na semana passada, o Tribunal da Primeira Instância do bairro Pechersk, em Kyiv (Kiev) começou apreciar o caso das ilegalidades cometidas durante a privatização do maior Complexo metalúrgico da Ucrânia – “Kryvorijstal” (Aço de Kryviy Rig).
No dia 27 de Janeiro, o mesmo Tribunal decretou o embargo sobre qualquer transação dos 93,02% das acções deste Complexo. O embargo tem por objectivo a não permissão de revenda das acções para as “empresas - sombra”, criadas pelos actuais donos do Complexo no intuito de branquear as suas actividades.
A primeira audiência do Tribunal está a ser marcada para o dia 18 de Fevereiro.
O Complexo foi privatizado no verão de 2004. O vencedor do concurso, que ficou com 93,02 das acções, foi o Consórcio “União Metalúrgica de Investimentos”(UMI), por sua vez controlada em 56,25% pela companhia “System Capital Management”, pertencente ao oligarca de Donetsk Rinat Ahmetov (mentor de Yanukovich) e em 43,75% pela corporação “Interpipe”, pertencente ao oligarca de Dnipropetrovsk Viktor Pinchuk (genro do ex – Presidente ucraniano Leonid Kuchma).
O Consórcio UMI oferecia aos cofres do Estado apenas 800 milhões de USD, enquanto, alegadamente, o Consórcio russo – americano “Severstal”, cerca de 1,2 biliões de USD e os americanos de “United Steel”, cerca de 1,5 biliões de USD, mesmo assim, os oligarcas conseguiram ganhar o concurso.
Viktor Yushenko, ainda como líder da oposição no Parlamento da Ucrânia, exigia que o Poder central, declare a moratória sobre as grandes privatizações, até a realização das eleições presidenciais no final de 2004. Depois de ser eleito Presidente da Ucrânia, Viktor Yushenko reafirmou o seu desejo de reexaminar “os roubos claros de propriedade do Estado, como o caso de Kryvorijstal, perpetuados pelo anterior regime, encabeçado pelo Leonid Kuchma”. Agora o novo Presidente passou de palavras à uma acção concreta e corajosa.
Quando a vitoria de Viktor Yushenko nas eleições presidenciais tornou-se evidente, o genro de Kuchma, V. Pinchuk, declarou que, caso se confirme a informação do que outros investidores pretendiam pagar cerca de 1 bilião de USD à mais do que pagou a “União Metalúrgica de Investimento”, ele estará disposto devolver a diferença ao Estado ucraniano.
No entanto, o Vice – Presidente da UMI, Oleksander Pilipenko, avalia só o pacote principal das acções do Complexo em mais de 2,5 biliões de USD.
Fonte: vremya.ru

Sem comentários: