terça-feira, fevereiro 01, 2005

Em 2010 as Forças Armadas de Ucrânia serão profissionalizadas

Em 1 de Janeiro de 2010, as Forças Armadas da Ucrânia pretendem se tornar totalmente profissionais, declarou o Ministro da Defesa da Ucrânia general Oleksander Kuzmuk.
À partir de 2006, pretende-se diminuir o tempo de Serviço Militar Obrigatório (SMO) no Exército e na Força Aérea de 18 para 12 meses e na Marinha de 24 para 18 meses.
“O Ministério da Defesa está pronto para criar o modelo das Forças Armadas, definidas pelo Presidente recém – eleito, Comandante Supremo, Viktor Yushenko,” – disse Ministro.
Já em Novembro de 2004, o Ministério da Defesa preparou o projecto de mudanças na lei de SMO, que previa a redução do tempo de SMO e também definia e diversificava as categorias dos cidadãos que podem servir nas Forças Armadas sob o contracto, nos postos de soldado, sargento e oficial. Alem disso, em 2005 propõe-se diminuir em 50 mil pessoas o número de efectivos das Forças Armadas, que passariam a dispor de 235 mil soldados e oficiais. Desde Setembro de 2004, a 30ª Brigada Motorizada Especial de Exército, aquartelada na província de Jytomyr, beneficiou de um projecto – piloto de redução de tempo de SMO. Em 2015 pretende-se que as Forças Armadas da Ucrânia passariam a contar com apenas 100 mil efectivos.
Em Junho de 2004, o ex – Presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, promulgou a nova doutrina militar do país, que tem caracter totalmente defensivo. A nova doutrina também prevê a entrada da Ucrânia no NATO e considera como inimigos potenciais: o extremismo, o terrorismo internacional, o contrabando de armas e o narcotráfico. Foram considerados como ameaças internas o financiamento insuficiente das Forças Armadas, acumulação dos equipamentos militares e munições obsoletos e também a falta de condições sociais adequadas dos militares na reserva.
Planeia-se que em 2010 – 2015 as Forças Armadas ucranianas terão o armamento de ponta, sistemas de comunicação e de inteligência totalmente inovadoras, irão apostar também nos sistemas de reconhecimento e ataque computadorizados.
Neste momento, as Forças Armadas ucranianas, segundas maiores na Europa, depois da Turquia, ocupam uma posição menos prestigiante no capítulo de financiamento médio por cada efectivo. A quantidade dos blindados, sistemas de artilharia ou aviões representa o dobro das necessidades reais das Forças Armadas.
Fonte: top.rbc.ru

Sem comentários: