quarta-feira, outubro 19, 2016

Assange fica sem a Internet e Rússia perde um hacker

No início desta semana tornou-se público que o fundador da WikiLeaks, Julian Assange, que nos últimos 4 anos habita na embaixada de Equador em Londres ficou sem a Internet. Num caso separado, a polícia checa, numa operação conjunta com o FBI, prendeu em Praga um cidadão russo suspeito de lançar os ataques cibernéticos contra os Estados Unidos.

Assange, que ficou com a Internet cortada na tarde deste sábado, dia 15 de outubro, apressou-se à culpar os EUA de exercerem a pressão sobre Equador, alegadamente após a publicação pela WikiLeaks de um novo pacote de correspondência do John Podesta (o chefe da campanha eleitoral da Hillary Clinton). Apesar de que a correspondência não revela nada de especial, os analistas admitem que a campanha da Hillary Clinton não ficou feliz com o sucedido. É de notar que na tentativa de influenciar o sentido do voto do eleitorado americano, WikiLeaks lança semanalmente os e-mails hackeados do partido democrata (apenas as «cartas do Podesta» já mereceram 11 publicações).

Desde a segunda-feira, dia 17 de outubro, na Internet apareceram diversas versões do sucedido, desde o envio pelo Assange as mensagens sexualmente explícitas à uma menina de 8 anos até a morte do fundador do WikiLeaks. No entanto, nenhuma deles se confirmou até agora, escreve Meduza.io
No entanto, no dia 18 de outubro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Equador reconheceu que cortou a Internet ao Assange, por causa das publicações de WikiLeaks «que têm um impacto sobre a campanha eleitoral nos Estados Unidos». Como se pode ler no comunicado, “o Equador, no exercício do seu direito soberano, restringiu temporariamente o acesso à uma parte do seu sistema de comunicações na sua embaixada no Reino Unido”. Pois, “nas últimas semanas, o WikiLeaks tem publicado um grande número de documentos que têm um impacto sobre a campanha eleitoral nos Estados Unidos. A decisão de tornar públicas essas informações é da exclusiva responsabilidade da organização Wikileaks. O Governo do Equador respeita o princípio da não-intervenção nos assuntos de outros países, não interfere nos processos eleitorais em curso, nem apoia um candidato em particular”.

A polícia checa e FBI prendem um hacker russo
A imagem meramente ilustrativa
A polícia checa disse nesta quarta-feira que numa operação conjunta com o FBI, prendeu em Praga, um cidadão russo suspeito de lançar os ataques cibernéticos contra os Estados Unidos. A prisão aconteceu 12 horas após a emissão, pela Interpol, do mandato “vermelho” de detenção do suspeito.

O porta-voz do Comando da Polícia checa, tenente David Schön informou que o suspeito veio à República Checa numa viatura de luxo, acompanhado pela namorada. A prisão ocorreu num hotel no centro de Praga, onde o detido não ofereceu qualquer resistência. Imediatamente após a sua prisão ele entrou em [ou simulou] o colapso e a polícia imediatamente lhe prestou os primeiros socorros e o hospitalizou. O Tribunal Municipal de Praga decidiu prisão preventiva do estrangeiro sob custódia – a sua extradição para os EUA será decidido pelas autoridades judiciais (policie.cz).
Blogueiro: na semana passada, os EUA acusaram formalmente o governo russo de tentar interferir nas eleições presidenciais de 2016, hackeando as instituições políticas americanas (ler mais em Estado fora-da-lei de Vladimir Putin). As atividades dos hackers russos nos EUA até já mereceu a atenção do último episódio dos The Simpsons. No entanto, não há nenhuma indicação da polícia checa do que a prisão em Praga está relacionada com as recentes acusações dos Estados Unidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola, para denunciar os terroristas brasileiros que participam, participaram ou pretendem das Forcas Armadas Brasileiras no Donbass vc deve acionar o Ministério Publico Militar: http://www.mpm.mp.br/ouvidoria/
O ministério publico militar eh uma procuradoria militar so para receber denuncia de crimes de militares brasileiros. No Brasil existe uma justiça militar qu julga crimes dos militares. Eles não são julgados pela justiça comum. Vc pode denuncia-los no site da Justica Militar também: http://www.stm.jus.br/ouvidoria https://sei.stm.jus.br/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&acao_origem=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0

Por favor, faca a sua denuncia e passe os links! se vc puder reeditar o post sobre os terroristas, por favor, publique esses links! Obriagado!

Anónimo disse...

http://www.mpm.mp.br/sistemas/ouvidoria/index.php?a=add