domingo, julho 24, 2016

RIP Serhiy Shadskih “Bulʼka”

Na noite de 24 de julho morreu heroicamente na linha do dever, o profissional e o verdadeiro franco-atirador de mísseis antitanque, patriota da Ucrânia, 2º sargento, Serhiy Shadskih “Bulʼka” (Bolinha).

No decorrer dos bombardeamentos massificados das posições ucranianas pela artilharia russa de longo alcance, Serhiy foi mortalmente ferido. Obus russo de 152 mm atingiu as posições do 11º Batalhão “Kyivska Rus” da 59ª Brigada mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia (FAU). Apesar dos ferimentos, Serhiy Shadskih conseguiu solicitar o socorro médico, ficou consciente, permanecendo nas posições. Ele morreu como um verdadeiro guerreiro.

Serhiy é natural da cidade de Fastiv, da região de Kyiv. Operador do complexo de mísseis antitanque “Fagot”, na guerra russo-ucraniana desde setembro de 2014, ultimamente era o militar profissional sob contrato. Durante 1,5 anos do seu serviço efetuou diversos combates efetivos e conseguiu muitos lançamentos certeiros.

O seu trabalho é conhecido em toda Ucrânia, foi o sargento Shadskih em 14 de abril de 2016 com dois tiros certeiros conseguiu destruir dois camiões “Ural” que transportavam os morteiros do 6º regimento dos cossacos do 2º corpo do exército russo em Donbas. O vídeo de explosão foi visto por muita gente, dois camiões com a munição, praticamente se evaporam após a detonação da sua munição (foto e vídeo). Em resultado, 5 terroristas morreram, outros 7 foram feridos.
Faça click para ver as fotos e o vídeo
Em 2014 Shadskih recebeu as condecorações do ministro da Defesa da Ucrânia “Pelo serviço exemplar”, “Condecoração de Honra”, foi condecorado pelo Chefe do Estado-maior General com a insígnia “Pelo exemplo do serviço militar” do 3º grau. Ele foi proposto pelo comando do seu batalhão à condecoração do Ministro da Defesa “Pelo valor militar” e à Ordem “Pela coragem” do 3º grau. Infelizmente, as duas últimas propostas ainda não tiveram o seu despacho.

Serhiy gozava de um grande respeito e autoridade no meio do seu batalhão e é impossível descrever a dor da perda dos seus companheiros e da sua família. Os sargentos como ele é a verdadeira fundação do exército ucraniano. Os cidadãos como eles é a força matriz da nação ucraniana. Ele não era apenas um verdadeiro herói, ele era um verdadeiro profissional.

Pela combinação de suas realizações militares, e dado que o pedido da sua condecoração já foi feito, Serhiy também é digno da maior recompensa. Esperamos que ele será condecorado com a medalha popular “Herói do Povo da Ucrânia”. Serhiy Shadskih deixou a esposa Tatiana, ela e toda a sua família precisam do nosso apoio e da nossa atenção (por Yuri Butusov).

Sem comentários: