sexta-feira, maio 17, 2013

“Regresso”: a história de um povo

No dia 17 de maio na Ucrânia terá a estreia pública o filme Haytarma (Regresso), dedicado à tragédia dos tártaros da Crimeia, que em 18 de maio de 1944 foram deportados em massa para Ásia Central. Era uma forma de punição coletiva, às ordens do Estaline e da liderança soviética, que resultou na morte de cerca de 46,3% dos deportados, causada pelas doenças e desnutrição. O evento é conhecido na língua tártara da Crimeia como Sürgün (Exílio).

No centro da história está o piloto-aviador soviético, Amet-khan Sultan (duas vezes herói da União Soviética, com 30 vitórias sobre Luftwaffe). Em maio de 1944, após a libertação de Sebastopol dos nazis, ele visita a sua cidade natal, Alupka, onde no dia 18 de maio testemunha a deportação dos tártaros da Crimeia.

Nas filmagens de multidões deportadas participaram mais de mil pessoas de toda a Crimeia, várias delas sobreviveram a tragédia na sua meninice ou juventude. O filme conta com atores ucranianos conhecidos, casos de Oleksii Horbunov, Yurii Tsurilo, Andrii Samanin, Oleksii Trytenko, Dmytro Surzhikov. O realizador é Akhtem Seytabla, ele também faz papel do Amet-khan Sultan.

O orçamento da película é de 1,5 milhões de dólares, assegurados pelo estúdio de produção do canal da televisão dos tártaros da Crimeia, ATR. A estreia do filme será nas vésperas do 69º aniversário da deportação do povo tártaro da Crimeia. O dia 18 de maio é solenemente recordado na Crimeia como o Dia das vítimas da deportação.


Ver o trecho do filme no YouTube:

Sem comentários: