terça-feira, dezembro 01, 2009

Recordar a Talvisota

Talvisota, também conhecida como a Guerra de Inverno ou a Guerra soviético – finlandesa, começou com ataque da União Soviética contra a Finlândia em 30 de Novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial.

Como consequência, a União Soviética foi expulsa da Liga das Nações em 14 de Dezembro de 1939. Stalin tinha esperado conquistar todo o país até ao final de 1939, mas a resistência finlandesa frustrou as forças soviéticas, que eram em maior número (3 soviéticos para 1 finlandês). A Finlândia aguentou o conflito até 12 de Março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, cedendo 10% do território finlandês, e 20% da sua capacidade industrial, à União Soviética.

O resultado da guerra foi misto. Embora as forças soviéticas finalmente tinham conseguido atravessar a defesa finlandesa, nenhum lado, quer a União Soviética ou a Finlândia, emergiram do conflito vitorioso. As perdas soviéticas na frente de combate foram tremendas, e a posição internacional do país sofreu (a França deixou de vender o seu equipamento militar a URSS). As forças soviéticas também não alcançaram o seu objectivo primário de conquistar a Finlândia, instalando lá o governo comunista, mas anexaram uma a parcela de território ao longo do Lago Ladoga. Os finlandeses asseguraram a sua soberania e ganharam uma posição internacional considerável.

A Guerra de Inverno foi um desastre militar para a União Soviética: morreram 126.875 soldados soviéticos contra apenas 26.662 finlandeses. Vários imigrantes finlandeses nos Estados Unidos e no Canadá voltaram a casa, e vários voluntários (um deles que seria mais tarde o actor britânico Christopher Lee) viajaram para a Finlândia e se alistaram nas forças armadas finlandesas: 1.010 dinamarqueses, 895 noruegueses, 346 finlandeses expatriados e 210 voluntários de outras nacionalidades conseguiram chegar à Finlândia antes que a guerra terminasse.

Ver o trecho do filme "Talvisota" (1989) no YouTube:

Sem comentários: