sábado, outubro 11, 2025

Jornalista, blogueira, franco-atiradora e oficial ucraniana se tornou a mãe

A jornalista, blogueira, oficial do exército e, no passado, uma das primeiras franco-atiradoras ucranianas, Olena Bilozerska, deu à luz o seu primeiro filho aos 46 anos. Ela mostrou que as mulheres ucranianas podem fazer tudo!

Olena Bilozerska e comandante Dmytro Yarosch (DUK PS e depois UDA), 2014

A Sra. Olena tornou-se a figura importante da história ucranaiana contemporânea, mesmo antes da invasão em grande escala – na altura, era oficial das Forças Armadas da Ucrânia e comandante do segundo pelotão de tiro de uma bateria de artilharia autopropulsada no 503º Batalhão Separado do Corpo de Fuzileiros Navais.

Na sede da NATO em 2015

Olhando para esta frágil loira (apenas 50 kg!) de olhos azuis, sem uniforme, nunca imaginaria que carrega facilmente uma AK e comanda homens. Até o seu discurso inteligente e letrado sugere que Olena não é uma soldado, mas uma humanitária a 100% – uma professora, filóloga ou especialista em comunicação. Na verdade, Bilozerka é jornalista profissional e, antes da guerra, trabalhou como editora durante mais de dez anos. Ao mesmo tempo, tornou-se conhecida como blogueira, empenhou-se na luta pelos direitos humanos, esteve no Maydan e compreendeu claramente: se a guerra começar, o seu marido, todos os membros do grupo e, por isso, ela irão para a frente de combate. Foi assim que aconteceu...

Algures na retaguarda russa

Olena foi para a guerra em 2014, praticamente nos primeiros dias, como atiradora comum, juntamente com o marido, um dos comandantes do batalhão de socorro. Em 2022, serviu na unidade especial «Artan» e, desde 2023, deixou o seu posto de combate por motivos de saúde. Agora, Olena está a pintar uma série de retratos comoventes para o projeto «Ucranianas heróicas caídas na guerra», para preservar a sua memória.

Linha da frente em Vodiane, 2017

Alguns dias atrás, em outubro de 2025, a Sra. Olena deu à luz um filho! «Quem, aos 46 anos, durante a guerra, decidiu ter um primogénito — sou eu. O meu pequeno Pavló veio ao mundo. Tem 3.700, 54 cm. Desejo ao meu filho, sabem o quê?», escreveu Olena Bilozerska na sua página de Facebook.

Na linha da frente em Vodiane, 2017

Os meios de comunicação social ucraniana felicitam a mãe pelo benjamim — desejamos-lhe tudo de bom e partilhamos a sua entrevista sobre as mulheres no exército, o serviço com o marido, os medos, os sinais na linha da frente e a resiliência feminina. A conversa não perdeu a sua relevância e prova mais uma vez: as mulheres ucranianas podem fazer qualquer coisa, e a idade, o género e o estatuto são apenas convenções que não são decisivas para nós. 

O livro da Olena Bilozerska: «Diário de um soldado ilegal»

Ler a sua entrevista AQUI (em ucraniano)

Bónus

Em 13 de junho de 2014 as forças ucranianas libertaram a cidade estratégica de Mariupol, fotos da Olena Bilozerska:

O lendário blindado popular «Pryanik», usado pelas forças ucranianas na libertação do Mariupol

No dia 6 de julho de 2014, o Corpo voluntário ucraniano (DUK) do “Setor da Direita”, em conjunto com as unidades do exército ucraniano e um pelotão do batalhão “Donbas”, participou na operação militar na aldeia Karlivka na região de Donetsk, fotos da Olena Bilozerska:

Comandante Dmytro Yarosh e seus homens na batalha de Karlivka, 2014


Sem comentários: