terça-feira, outubro 21, 2025

Ucrânia elimina os operativos do spetsnaz russo da GRU e FSB

O projeto ucraniano «Quero Viver» publica a lista dos membros das forças especiais russas, dos Centros de Treino/amento Especial de «Kubinka» e «Senezh», liquidados na Ucrânia, assim como de diversos outros membros das forças especiais e unidades do GRU.

Faça click para ver a lista completa

Há alguns dias, foi lançado um documentário sobre a aniquilação de um grupo sabotador (DRG) do Centro de Treinamento Especial de «Senezh», que tentava penetrar na região ucraniana de Chernihiv. O grupo foi liquidado por militares ucranianos do 54º Batalhão de Reconhecimento Separado das FAU e do 105º Destacamento de Guarda-fronteira «Volodymyr, o Grande». Seis oficiais de «Senezh» foram mortos, tendo seus corpos, armas e equipamentos apreendidos. 

Os Centros de Treino/amento Especial de «Senezh» e «Kubinka» são unidades-chave das Forças de Operações Especiais russas, reportando-se diretamente ao Estado-Maior. Seu pessoal passa por rigorosa seleção e treino/amento de acordo com os padrões ocidentais e é designado para realizar as missões mais complexas e arriscadas no exterior. Essas unidades estiveram na vanguarda da formação das Forças de Operações Especiais russas (SOF) e são consideradas a «elite da elite» entre as forças de segurança.

As perdas destes operativos são particularmente dolorosas para a rússia. Cada um deles não é um soldado comum, mas um especialista que passou por anos de treino/amento. Treino do oficial leva anos e requer recursos significativos. A eliminação de grupos inteiros destes operativos representa perdas não apenas táticas, mas também estratégicas – um enfraquecimento do efetivo principal dos serviços especiais russos e uma redução em sua capacidade de conduzir operações complexas fora da rússia.

No entanto, essas estão longe de ser as únicas perdas de unidades de elite russas na Ucrânia. São conhecidos os nomes de pelo menos 58 operativos das SOF, GRU e FSB mortos na Ucrânia. Além disso, foram identificados os nomes de mais de dois mil militares das brigadas de forças especiais da Diretoria Principal do Estado-Maior General das Forças Armadas russas; uma lista desses militares será publicada separadamente. 

Salve sua vida e renda-se às FAU: t.me/spasisebyabot

Ligue para +38 044 350 89 17 e 688 (somente de números ucranianos)

Escreva para o Telegram ou WhatsApp:

  • +38 095 688 68 88
  • +38 093 688 68 88
  • +38 097 688 66 88

«Ritual de sangue» dos recrutas de «Senezh»

Um dos rituais mais macabros, praticados pelo agrupamento «Senezh», é assim chamado de «ritual de sangue». Isso ocorre quando, após a formatura, os operativos russos entram no território da Ucrânia como parte de DRG e precisam voltar com o corpo de um soldado ucraniano morto. Se não conseguem «trazer» um soldado, eles matam um civil.

Uma dessas vítimas civis do DRG russo conhecidas na fronteira da região de Chernihiv foi um morador de Kostobobrov, Viktor Tupytsia. Seu carro foi metralhado pelos russos na estrada entre as aldeias de Hremyachka e Leonivka em 10 de janeiro de 2024, informa TV Suspilne.

Sem comentários: