sábado, junho 14, 2025

“Izolyatsia”: o campo de concentração russo em Donetsk

Há 11 anos, a 9 de junho de 2014, a federação russa ocupou e transformou o fundo cultural “Izolyatsia” em Donetsk numa prisão ilegal — de facto, num campo de concentração, onde os detidos foram submetidos a torturas, incluindo choques elétricos, simulações de execução e violência sexual.

O documentário «Campo de concentração de IZOLYATSIA», do jornalista ucraniano Sergei Ivanov, estreou no dia 9 de junho durante a comemoração do Dia de IZOLYATSIA. O filme já está disponível gratuitamente através do link:

Após 24 de fevereiro de 2022, ao iniciar a invasão militar em grande escala contra a Ucrânia, a federação russa continuou a recorrer a execuções de civis desarmados, torturas, violações, “campos de filtração” e detenções ilegais. E esta é apenas uma parte da longa lista de atrocidades que revelam o verdadeiro rosto do “mundo russo”.

A negação por parte da rússia dos valores universais da humanidade — a ausência de liberdade, a mentira, a opressão — é documentada, entre outros, no filme documental «Izolyatsia» (realizador Ihor Minaiev) e no filme biográfico sobre Stanislav Asseiev «The Bright Path» (realizadora Iryna Riabenka).

Como afirmou o escritor Stanislav Asseiev, que foi mantido em cativeiro na prisão ilegal “Izolyatsia” entre 2017 e 2019: “O campo de concentração Izolyatsia é uma rússia em miniatura — chegará a toda a Europa se Ucrânia cair.”

Apelamos à comunidade internacional para que intensifique a pressão sobre a rússia até que todos os seus crimes cessem e todas as pessoas detidas na prisão “Izolyatsia” e noutras prisões e campos de filtração semelhantes sejam libertadas.

Apelamos também a um reforço dos esforços para a criação e funcionamento eficaz de um Tribunal Especial para o Crime de Agressão contra Ucrânia, com vista à devida investigação e responsabilização de todos os culpados.

#IzolyatsiaMustSpeak

Sem comentários: