quinta-feira, junho 12, 2025

Nikolai Terekhov: o realismo russo pós-socialista

O quadro «Vive e se lembre» (censurado)

O pintor russo Nikolai Terekhov, da cidade de Angarsk, desenha as bandeiras tricolores russas em situações inconvenientes para as autoridades. Segundo o artista, o seu objetivo é chamar a atenção ao problema do poder na rússia, onde o povo não pensa em quem os governa e o que significa a bandeira que está hasteada no Kremlin. 

«Os vlasovistas na aldeia»

«Os vlasovistas»

Um dos quadros mais recentes se chama «Vlasovitas», retratando as atividades diversas dos colaboracionistas russos, membros do Exército Russo de Libertação (ROA), aliados do 3º Reich e comandado pelo general soviético Andrey Vlasov. Foi isso que um agente do FSB exigiu que fosse retirado da vista do público numa das exposições do artista. 

«O traidor», quadro retrata general Vlasov (censurado)

Mikhail Terekhov observa: 

– Vê o tipo de bandeira que nós temos. O governo é o mesmo. – Eu também vivo no meio disto tudo. Tudo o que tenho, adquiri-o durante a era soviética. O dinheiro estava no banco, mas se «queimou», não há trabalho, ninguém está a fazer encomendas artísticas significativas.

«A renúncia», quadro retrata a renúncia real do czar Nicolau II em 1917

«Smerdy» (Os servos)

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu não sei de onde sai, no Brasil, tanto amante da URSS! Pq será que temos no nosso país tanto desses tipos exóticos? A maioria vem do Rio de Janeiro! O Rio é um terreno fértil para essa gente!

Jest Nas Wielu disse...

O tal de Pedro Daher é o mesmo Pedro Daher Simão, o ator? https://www.imdb.com/name/nm9711236/bio/?ref_=nm_ov_bio_sm

Anónimo disse...

Qual sua teoria pra explicar a existência de tantos filosovieticos na AL?