sexta-feira, fevereiro 16, 2024

A rede de propaganda russa: a promoção de narrativas benéficas à rússia

A propaganda russa continua a espalhar-se no Ocidente. Apesar do bloqueio de vários meios de comunicação patrocinados pelo Kremlin nos EUA e na UE, estas proibições estão a ser contornadas. O analista do PolitiFact, Peter Benszoni, chama este processo de “lavagem de informação” – o movimento de informações falsas ou enganosas de fontes menos confiáveis para fontes mais confiáveis. Assim, parece que é legítimo e vem de uma fonte confiável. A legitimação da propaganda russa também é facilitada pelos chamados “especialistas” que amplificam narrativas alinhadas com as russas a partir das suas plataformas. 

Metodologia 

O VoxCheck e o Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional analisaram 26 “especialistas” ocidentais e descobriram que as suas atividades apresentam sinais de rede. Foram consideradas publicações e discursos referentes ao período de 2014 a 2023. As atividades dos “especialistas” foram analisadas de acordo com os seguintes critérios: publicações em sites de propriedade de outros “especialistas” ou financiados pelo Kremlin, aparições em canais do YouTube, prémios recebidos e avaliações de visitas à rússia ou territórios ucranianos temporariamente ocupados. 

Os “especialistas” blogam ativamente nas redes sociais, mas no YouTube a sua atividade mútua como entrevistadores e palestrantes é seguida. Assim, o YouTube foi escolhido como principal plataforma para encontrar conexões entre “especialistas”. A busca por conexões com a rússia foi realizada a partir de fontes abertas.

Ler mais em inglês

3 comentários:

Anónimo disse...

O que mais me espanta é que o Glenn Greenwald é gay, homossexual assumido, tinha uma marido brasileiro. Adotou com ele filhos. Será que ele não pensa sobre a situação dos gays na Rússia e na Chechenia.

Anónimo disse...

Faltaram o cmdt Robinson Farinazzo, Raphael Machado, Aldo Rebelo e Rui Costa Pimenta. O cmdt Robbinson Farinazzo é o principal "consultor" da TV Jovem Pan para comentar o conflito Rússia e Ucrânia. A Jovem Pan no início da guerra era pró-Ucrânia, mas ele deram uma guinada e passaram a apoiar a Rússia. O canal tá enviando um correspondente pra Ucrânia, é bom entrar em contato com as autoridades ucranianas, a cobertura deles no conflito não é imparcial.

Anónimo disse...

A maneira como morreu o marido do Glenn é estranha! Olho nisso, eu acho que ele foi envenenado pelo Glenn depois de descobrir algo.