quinta-feira, fevereiro 29, 2024

A mulher que se tornou o rosto da guerra na Ucrânia

Em 24 de fevereiro de 2022, quando os ocupantes russos atingiram o campo de aviação em Chuguyev nos seus ataques ao oblast de Kharkiv, Olena Kurylo foi uma das primeiras a sofrer as consequências dos ataques russos diretos. 

Naquele momento, recorda Olena, não se pensava que os ocupantes pudessem atingir civis. 

“Eu estava prestes a sair e sentei-me para que o caminho fosse fácil. Após a explosão, fui derrubado por um vidro - ele simplesmente me carregou para fora. Tentei estancar o sangramento. Nunca pensei que pudesse haver tanto sangue no rosto”, lembra ela. 

A mulher ferida foi fotografada pelo fotojornalista alemão Wolfgang Schwan. 

No mesmo dia, a foto apareceu nas primeiras páginas da mídia mundial e, para todo o planeta, a moradora de Chuguyev tornou-se o primeiro “rosto da guerra” na Ucrânia. 

O rosto e o corpo de Olena foram severamente cortados por estilhaços. Os médicos disseram que ela precisava viajar urgentemente para o exterior para impedir a infecção e salvar a vista. Mesmo depois de quatro operações, a visão foi restaurada apenas parcialmente. E vários fragmentos ainda permanecem no corpo de Olena. 

“Se não fosse pela lesão e pela operação, eu nunca teria saído da Ucrânia com certeza. Mas fui forçada, fiz quatro operações: três na Polônia e uma em Londres. E elas devolveram pelo menos parcialmente minha visão e estética , mas para mim “como mulher, isso é muito importante", diz Kurylo. “Sou muito grata às pessoas, grata a quem me ajudou”. 

Antes da guerra, Olena Kurylo trabalhava como educadora no jardim de infância. Enquanto morava no exterior, a mulher trabalhou muito com crianças ucranianas em centros de voluntariado. Ela diz que sonha que o riso das crianças um dia retorne à sua cidade natal.

Sem comentários: