segunda-feira, janeiro 19, 2015

Os guerreiros do Facebook da Ucrânia

Quando a questão é a defesa da sua pátria, até os guerreiros do Facebook da Ucrânia são absolutamente mortíferos e muito eficientes...

por: Daviv PATRIKARAKOS, NY Times

Em um posto de controlo do exército ucraniano perto da cidade ocupada de Donetsk, na Ucrânia oriental, a tenente-coronel Natalia Semeniuk se aproximou ao um comboio de dois mini-buses que tinham acabado de chegar de Kyiv. Ao tiracolo tinha uma espingarda de assalto AK-47. As franjas de cabelos longos e castanhos saiam fora do gorro que usava para se proteger do frio que havia descido para cerca de – 20 Cº.

Coronel Semeniuk estava reunida com Anna Sandalova, uma ex-executiva de relações públicas e uma dos fundadores do fundo de caridade Help the Army of Ukraine, a fundação que usa Facebook para arrecadar dinheiro para comprar os equipamentos ao exército desesperadamente subfinanciado da Ucrânia. Sra. Sandalova tornou-se uma espécie de estrela no país, especialmente para os soldados. Ela fornece-lhes tudo, de armadura aos óculos de visão noturna, de sacos de dormir à comida. Desde que seu grupo foi criado em março (de 2014), reuniu mais de $ 1,3 milhões de dólares, destinados à luta contra os separatistas pró-russos que ocuparam grande parte do leste da Ucrânia.

A esmagadora maioria do dinheiro é reunida através do crowdsourcing entre os ucranianos através do Facebook. O processo é simples: Anna Sandalova estabelece o contato com as unidades do exército que lutam no terreno. Estes, dizem-lhe do que precisam e ela posta os seus pedidos no Facebook. As pessoas doam através de transferências bancárias para a conta do fundação, e Sra. Sandalova com os seus colegas, de seguida, levam os bens à leste da Ucrânia, pessoalmente.

Naquele dia, os mini-buses estavam sobrecarregados. Vestindo uma armadura e um capacete, Anna Sandalova seguiu a coronel Semeniuk até um acampamento do exército ucraniano na floresta perto de Donetsk para fazer a sua primeira entrega. As barracas de lona pontilhavam a área, erguidas entre arvoredos de árvores cobertas de neve. Soldados amontoados juntos, conversavam e fumavam...

Foto inicial@ Roman PILIPEY / European Pressphoto

Ler o texto integral em inglês:

Quer ajudar derrotar o huylo?

A ação ucraniana “Aquece o soldado na OAT”:

https://www.youtube.com/watch?v=OPvjRM5-WeI   

Sem comentários: