quinta-feira, março 22, 2012

Dr. House e cultura ucraniana


No dia 20 de Fevereiro o canal americano Fox exibiu o 13° capítulo da 8 temporada da série “Dr. House”, chamada “Man of the House”. Neste capítulo, Dr. Gregory House (actor Hugh Laurie), se casa com uma ucraniana e pendura na parede o retrato do poeta ucraniano Taras Shevchenko.
Segundo o enredo, Dr. House se casa com ucraniana Dominica Petrova, para ajuda-la a receber o “cartão verde”, a permissão de viver e trabalhar nos EUA. Dominica nasceu na cidade de Kremenchuk, ela tem um irmão e dois tios – Mykola, Fedir e Volodymyr. Ela também têm os amigos da escola Vasyl e Oksana, embora ela não fala com Oksana, pois esta beijou o Pavló, por quem Dominica estava apaixonada.
O Serviço Americano de Migração irá verificar até que ponto o casamento entre Dominica e House não é fictício, por isso o casal se prepara para a prova. House pendura o retracto do Taras Shevchenko e diz: “A sua avó era bem sexual” (“Your grandmother's kind of sexy”). Dominica responde com toda a convicção e uma pronúncia realmente ucraniana: “That is Taras Shevchenko, the greatest Ukrainian poet” (“É o Taras Shevchenko – maior poeta ucraniano”).
Aquele que escreveu, era uma vez o homem do Kremenchuk?” (“There once was a man from Kremenchuk”?”) – pergunta House. Na verdade, a frase “there once was a man” é um início muito popular dos poemas americanos limerick (poema monostrófico de cinco versos, com ritmo anapéstico ou anfíbraco).
Mais tarde, House e Dominica continuam se preparar para a visita do Serviço de Migração, até fazem uma secção de fotos íntimos. O que não os salva, pois são descobertos, mas graças aos pedidos emotivos da Dominica recebem a segunda oportunidade e devem viver maritalmente pelo menos 6 meses, “nem um dia à menos”...
Desta maneira, o canal Fox com um único episódio fez mais para a promoção da imagem da Ucrânia do que todo o Gabinete dos Ministros ucraniano em 365 dias de 2011, no dia da sua estreia o capítulo foi visto só nos EUA por mais de 7 milhões de telespectadores.
Fonte:  
http://myreport.com.ua/fotoreportazh_big/handmade/doktor-haus-odruzhyvsya-na-ukrajintsi-i-nazvav-shevchenka-seksi.html

Taras Shevchenko mentioned on House (8x13) from Andrew UkrCdn on Vimeo.

Sem comentários: