quarta-feira, novembro 18, 2009

Ucrânia 5ª no Live Journal

Ucrânia pela primeira vez entrou na lista dos 5 países, que dominam a rede social Live Journal. Pelos dados de segunda – feira, dia 9 de Novembro, os usuários ucranianos já criaram 187.703 blogues, ultrapassando, deste modo, a Austrália, com 187.016 páginas criadas.

O primeiro lugar tradicionalmente cabe aos EUA, com 4,5 milhões de blogues. No total a LJ possui quase 24 milhões de blogues, destes, cerca de 10 milhões não receberam nenhuma postagem. A rede social LJ foi criada em 1999 pelo programista americano Brad Fitzpatrick, conhecido na rede LJ sob o nick brad.

Bónus artístico

Cartoons de Belarus

A última ditadura europeia, Belarus, vive ultimamente algum renascimento da cultura nacional. Como prova, estes lindos desenhos animados, baseados nos ditados populares de Belarus, criados no estúdio Belarusfilm (página apenas em russo, em belaruso simplesmente não existe, em inglês existe, mas está vazia). O realizador destes cartoons, Tumelya, também tem o seu blogue na rede social Live Journal.

Ver os cartoons no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=KlJ_Ie65qXg

O filme documental “Lições de russo”
Recomendo também o filme documental “Lições de russo”, de realizadores Andrey Nekrasov e Olga Konskaia, dedicado à problemática da guerra russo – georgiana do Agosto último. O filme é dividido em 12 partes e pode ser visto no YouTube:
p.s.
O nosso amigo Bogdano recorda que hoje é dia do jogo da Ucrânia com a Grécia. E poderá ser visto pela internet no cbcsports.ca. Esse jogo é importantíssimo porque irá decidir a participação da Ucrânia no campeonato de Mundo na África do Sul em 2010.
UPD: Agora podemos apoiar a Eslovénia, eles merecem! :-)

Sem comentários: