domingo, novembro 22, 2009

5º aniversário da Revolução Laranja

A Ucrânia comemora estes dias o 5º aniversário da Revolução Laranja, a revolução que democratizou e aproximou o país à Europa, mas que, como toda a revolução popular, prometeu mais do que conseguiu cumprir.

Entre os ganhos da Revolução Laranja podemos citar o aumento significativo de número de pessoas que têm orgulho de serem os ucranianos e cidadãos da Ucrânia, aumento de número de pessoas que compartilham os valores europeus de liberdades civis e políticas. A revolução foi uma vitória importante de ideia ucraniana, que contribuiu para que os ucranianos consideram a si próprios como uma nação europeia moderna.

Ao mesmo tempo, nos últimos 5 anos, uma potentíssima máquina de propaganda anti – ucraniana não cessava em atacar os feitios da Revolução Laranja, a Ucrânia e o seu presidente, Viktor Yushchenko. Hoje, a mesma máquina, parece que mudou de rumo e já não aposta no “dois vezes não condenado” professor Yanukovich, mas em Yulia Timoshenko, que tudo indica será o próximo presidente ucraniano. Pelo sim ou pelo não, a revolução valeu, hoje proponho algumas canções que nos dias frios de Novembro de 2004 entertiam meio milhão de pessoas nas ruas e praças de Kyiv:

As musicas da revolução Laranja:
http://www.youtube.com/watch?v=PZLmE1OW2nU (Greenjolly – Juntos somos muitos)
http://www.youtube.com/watch?v=YfvBxfvwpTw (Tartak – Eu não quero)
http://www.youtube.com/watch?v=NXnytBRDh-4 (Okean Elzy – Levanta-te!)
http://www.youtube.com/watch?v=F-NZ_IgXF0c (Mandry – Não dorme, minha terra)
http://www.youtube.com/watch?v=lE30XpNep_I (Maria Burmaka na Praça de Independência em Kyiv – Maydan)
http://www.youtube.com/watch?v=fPblAomHZX4 (TNMK – Babilónia)

Obrigado:
http://cytadel.livejournal.com/108130.html

Sem comentários: