segunda-feira, novembro 23, 2009

O Dia do São Jorge na Geórgia

ჩემო კარგებო! გილოცავთ გიორგობას, მრავალს დაესწარით! წმინდა გიორგის მადლი ფარავდეს თქვენ ოჯახებს! Felicito todos os georgianos e ortodoxos pelo dia de São Jorge!

No dia de 23 de Novembro, a Igreja ortodoxa georgiana celebra o feriado Giorgoba – O Dia do São_Jorge.

Apenas a Geórgia celebra o dia de morte de São Jorge. Segundo a lenda, o feriado foi iniciado pelo Santa Nino, a soberana georgiana do século IV. Ela era considerada a sobrinha do São Jorge, dedicou a sua vida à causa de cristianização da Geórgia.

Na época medieval, os georgianos ergueram 365 igrejas em todos os cantos do seu país, uma por cada dia do ano. Os georgianos consideram São Jorge o protector da Geórgia, o santo também é protector dos viajantes, militares, lavradores e pastores. À ele rezam para se livrar das forças demoníacas e malignas.

Os vizinhos ossetas conhecem o São Jorge sob o nome pagão de Uastyrdzhi, cavaleiro branco, protector dos homens e dos viajantes. Já os separatistas de Abecásia não permitiram que os georgianos que vivem nos territórios ocupados celebram condignamente o feriado de Giorgoba, proibindo aos adultos faltar o serviço ou às crianças não irem à escola.

Na Geórgia, para comemorar o feriado, que neste ano coincide com 6º aniversário de Revolução de Rosas, cerca de 50 presos vão receber o perdão presidencial (a amnistia não se aplicará aqueles que cometeram assassinatos, assaltos ou os crimes ligados às drogas). Uma parte dos presos serão libertados no dia 23 de Novembro, outros vão ver as suas penas reduzidas em metade.

Fonte:
http://cyxymu.livejournal.com/607823.html

Sem comentários: