domingo, novembro 15, 2009

Barack Obama sobre Holodomor

Declaração do Presidente no Dia ucraniano da Relembrança de Holodomor

Setenta seis anos atrás, milhões dos ucranianos inocentes – homens, mulheres, e crianças – morriam pela fome em consequência das políticas deliberadas do regime de Joseph Stalin. Amanhã, nós iremos juntar-nos, ucraniano – americanos e todos os americanos, para comemorar estes acontecimentos trágicos e para honrar muitas vítimas.

Entre 1932 – 1933, o povo ucraniano sofreu os horrores daquilo que se tornou conhecido como o Holodomor – “a morte pela fome” – devido à apreensão do regime de Stalin das colheitas e das explorações agrícolas em toda a Ucrânia. Ucrânia tinha sido o cesto do pão de Europa. Os ucranianos poderiam ter-se alimentado e milhões de vidas seriam salvas, se eles fossem permitidos para o fazer. Porque nós recordamos esta calamidade, nós pagamos o tributo aos milhões das vítimas que mostraram a força e a coragem tremendas. O povo ucraniano superou o horror da grande fome e construiu um país livre e democrático.

Recordar as vítimas da catástrofe artificial de Holodomor fornece-nos uma oportunidade de reflectir sobre a situação de todos os aqueles que sofreram as consequências do extremismo e da tirania em torno do mundo. Nós esperamos que a relembrança de Holodomor ajudará a impedir tal tragédia no futuro.

Original em inglês:
http://www.whitehouse.gov/the-press-office/statement-president-ukrainian-holodomor-remembrance-day

The White House
Office of the Press Secretary
For Immediate Release
November 13, 2009

Sem comentários: