quarta-feira, novembro 25, 2009

Ucrânia entre as revoluções vermelha e laranja

Na Itália foi recentemente editado o livro chamadoUcraina. Dalla rivoluzione rossa alla rivoluzione arancione(Ucrânia. Entre a revolução vermelha e laranja), uma tentativa notável dos pesquisadores europeus em entender o fenómeno de Revolução Laranja ucraniana.

O livro é uma tradução de um trabalho fundamental escrito por dois pesquisadores alemães, Dra. Katrin Boeckh e Prof. Dr. Ekkehard Vökl, “Ukraine: Von der Roten zur Orangenen Revolution”, com um posfácio da Giulia Lami, a Professora do Departamento de História e de Documentação Histórica de Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Milão.

O livro proporciona a excursão bastante longa à história e geografia da Ucrânia. Começa pelo o fim da época de Rus de Kyiv e prolonga-se até a época dos cossacos. O livro também se debruça sobre a questão de identidade nacional ucraniana na passagem do século XIX para o século XX. Mas a maior parte da monografia é dedicada à história da Ucrânia sob a ocupação soviética, e no fim, uma curta retrospectiva dos acontecimentos entre a proclamação de independência em 1991 e até os dias de hoje.

O livro não esconde nenhuma das dificuldades que a Ucrânia teve que superar no período de transição pós – colonial. O livro também responde a questão do futuro ucraniano, apontando o caminho de integração europeia. Os pesquisadores alemães olham para a história e a identidade da Ucrânia e inequivocamente apontam para o modelo europeu do desenvolvimento económico e político do país.

Tendo neste momento a fronteira comum com a União Europeia, a Ucrânia despertou o interesse de europeus apenas após a Revolução Laranja de 2004. A Europa descobriu um país onde impera a luta renhida entre a ideologia liberal ocidental (UE e EUA) e o autoritarismo da vizinha Rússia. A Ucrânia também se caracteriza pela extraordinária variedade geográfica e humana e pela sua história, marcada pelas grandes tragédias do século XX: colectivização e Holodomor, 2ª Guerra Mundial, acidente nuclear do Chornobyl.

Hoje, o país desenvolve as suas instituições democráticas, perspectivando as novas formas de aproximação e das relações com a UE. É claro, que este caminho geopolítico não é nada fácil, o que promete aos europeus muitas descobertas e até algumas surpresas.

Sobre os autores:

Katrin Boeckh ensina a História da Europa Oriental na Universidade de Ratisbona e é a autora do livro “Stalinismus in der Ukraine” (2007). Ekkehard Völkl é o autor de inúmeros estudos históricos sobre a Europa Central e Oriental, em particular sobre a Ucrânia, Roménia e Bulgária.

Ler e comprar os livros:
Ucraina. Dalla rivoluzione rossa alla rivoluzione arancione (Casa Editrice “Beit”, 9788895324098, 344 pág., 24 euros)

Sem comentários: