terça-feira, janeiro 20, 2009

Made in Ucrânia na TV Paraná Educativa

O documentário “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná” será exibido em rede estadual em canal aberto pela TV Paraná Educativa na quarta-feira dia 21/01/09, logo após o programa “Aqui entre Nós” que começa as 22h10min e tem como convidado o cineasta Guto Pasko, director do filme, que falará do processo de produção do documentário, do atual momento do cinema paranaense e de sua carreira no cinema.

“Made in Ucrânia” foi um dos projectos seleccionados no primeiro Edital de Cinema e Vídeo do Paraná, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. O documentário foi distribuído de forma independente pela GP7 Cinema nos cinemas do Paraná e fez 13 mil espectadores. Em 2008 foi lançado em DVD e licenciado para a TV Sinal, TV Senado e TV Brasil e agora será exibido pela TV pública do Paraná.

O documentário faz um resgate histórico da imigração ucraniana no Estado do Paraná, desde a chegada dos primeiros imigrantes há 110 anos atrás até os dias de hoje, mostrando como os imigrantes mantiveram vivas todas as suas tradições e costumes, tais como a língua, o folclore, a religiosidade, os cantos, artesanato e arquitectura, influenciando directamente na cultura paranaense.

Mais do que retractar a história desse povo no Paraná, o filme nos mostra um panorama da Ucrânia e dos principais acontecimentos políticos que marcaram a sua história, explicando os motivos das três fases da imigração desta etnia ao Brasil, traçando um paralelo entre as comunidades ucranianas do Paraná com a história da Ucrânia antiga, desde o Principado de Kyiv até os dias de hoje, nos evidenciando que, um século depois, a situação económica e política da Ucrânia não mudaram e os ciclos imigratórios continuam.

Dificuldade económica, dominação política, fé, luta, sonhos, esperança... "Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná" é um retracto fiel da bravura desse povo que jamais se entrega.

Veja o trecho:
http://www.youtube.com/watch?v=F1itb6IBbD8

Mais uma vez agradeço pela colaboração.

Atenciosamente;

Guto Pasko – Director e Produtor
41 3362-2525 / 9152-3206
guto@gp7cinema.com

1 comentário:

wistuba disse...

parabens pelo belo trabalho, assisti e adorei saber da força e garra deste povo tão querido e tão crente em DEUS, pois sem a força DELE não estariam onde estão hoje: NO BRASIL, graças a DEUS somos abençoados pela micigenação com várias culturas credo enfim, parabens a todos os envolvidos neste belo trabalho, diga-se de passagem meus parentes fizeram arte deste belo documentário. Parabéns e que DEUS continue te iluminado para realizar mais documentários como este.
rosana wistuba