quinta-feira, janeiro 15, 2009

Arte filatélica ucraniana

O artista plástico ucraniano Lubomyr Tymkiv, radicado na cidade de Lviv se interessa pela uma área da arte, conhecida como “Mail art” ou “arte filatélica”.

O seu blog http://first-day-cover.blogspot.com/ é dedicado à um dos tipos da filatelia, conhecido como “envelopes do primeiro dia”. Diferentemente dos envelopes emitidos pelo estado, os trabalhos do Lubomyr tem a tiragem limitada, embora todos eles são feitos com o uso das técnicas gráficas tradicionais.

Para desenhar os seus selos, Lubomyr Tymkiv modifica os desenhos dos selos estatais. Alguns dos seus trabalhos podem ser encontrados na Internet, através das palavras – chave "Lubomyr Tymkiv" ou "Lyubomyr Tymkiv".

Neste momento, o artista está fazer trabalhar na produção das pinturas religiosas na igreja da aldeia de “Koty”, na Galiza Ucraniana.

Quem estiver interessado em selos oficiais, poderá visitar a página da “Casa Editorial Selo da Ucrânia” ("Marka Ukrainy"), da empresa pública “Correios da Ucrânia” ("Ukrposhta"). Desde a data de Independência até agora, “Correios da Ucrânia” já emitiram mais de 800 selos, alem disso, milhões de envelopes decorativos, cartões postais com e sem selos são emitidos todos os anos. Toda essa produção filatélica é impressa numa fábrica especializada: Fabrica de Emissão Integrada "Ukrayina".

Visitar a página da “Casa Editorial Selo da Ucrânia”:
http://stamp.kiev.ua/eng/news

E para terminar, o coleccionador Anatoliy Zh., da Crimeia, está coleccionar os postais, assinados e selados, que outros coleccionadores lhe enviem de todo o mundo. O seu nickname é horilko_chasnyk, o seu blog é:
http://crimea-postcards.blogspot.com/
p.s.

Sem comentários: