segunda-feira, janeiro 12, 2009

“Naftogaz da Ucrânia” esclarece

Holding estatal “Naftogaz da Ucrânia” é indignado pelas declarações de “Gazprom” da Rússia
Kyiv, 8 de Janeiro.
O Holding Estatal “Naftogaz da Ucrânia” é indignado pelas afirmações e pela gestão da informação distribuída pela a empresa russa “Gazprom”, monopolista do gás russo que, mais uma vez, tenta transferir a responsabilidade a Ucrânia de travar o transporte do gás para a Europa. A empresa ucraniana acredita que esta é mais uma tentativa de enganar a Comunidade Europeia e desacreditar o Holding estatal “Naftogaz da Ucrânia”, diz o centro de imprensa oficial da empresa.
A empresa disse uma vez que todas as acusações da parte russa contra a Ucrânia de modo que “a Ucrânia inicialmente seleccionou ilegalmente gás russo e, em seguida, bloqueou completamente a sua entrega do seu território para a Europa, são puramente provocativas e sem qualquer fundamento”.
O primeiro. Todas as acções da “Gazprom” de cortar o fornecimento do gás para os consumidores europeus foram registradas pela empresa “Naftogaz da Ucrânia”. O fornecimento de gás para o trânsito estava completamente parado no dia 7 de Janeiro, às 7h44 hora do Moscovo e ainda não foi restabelecido.
Em segundo lugar, qualquer declaração sobre o mau estado do sistema de transporte do gás ucraniano é tal que leva os danos à reputação da empresa “Naftogaz da Ucrânia” e pode ser o objecto de recurso em tribunal.
Em terceiro lugar, todos os pontos de controle, que são responsáveis pela redução do fornecimento de gás russo aos clientes europeus, através da Ucrânia, são situados no território da Federação Russa. Toda a responsabilidade sobre o seu trabalho recai apenas sobre o “Gazprom”.
O quarto, a empresa está francamente indignada palas declarações desprestigiantes, difundidas pelo vice – presidente da “Gazprom” Alexander Medvedev sobre o presidente do Holding Estatal “Naftogaz da Ucrânia” e do “Naftogaz” em geral. O Holding Estatal “Naftogaz da Ucrânia” considera que esta prática é inaceitável na véspera das negociações.

“Naftogaz da Ucrânia” afirma que o local das conversações não é importante e está pronto para conduzi-los de uma maneira construtiva, em termos mutuamente benéficos.

Serviço da Imprensa da Embaixada da Ucrânia no Brasil
http://www.ucrania.org.br

Quem ficou beneficiado com a crise do gás?

“Nós podemos participar e na privatização, se o Estado ucraniano quiser isso. Mas lá (na Ucrânia) se faz o fetiche do sistema de gasodutos. (O sistema) é considerado como património nacional, obtido quase dos céus e não é elegível à privatização, mas nós podemos participar na privatização, se a Ucrânia decidir isso”, - disse V. Putin na entrevista à TV alemã ARD, que será exibida no dia 14 de Janeiro.

“Durante os dias, quando Gazprom deixou de fornecer o gás a Ucrânia, o seu prejuízo totalizou cerca de 800 milhões de USD. Gazprom foi obrigado a fechar cerca de 100 furos, embora sem o perigo das consequências tecnológicas”, - disse o Putin na mesma entrevista.

Fonte:
http://www.ard.de/

Sem comentários: