
«As conclusões de ontem dos peritos da União Europeia e a declaração do Comissário Andris Pibalgs, (confirmando) que a rota alternativa do trânsito do gás russo, proposta pelo Gazprom é tecnicamente impossível, colocou todos os pontos na questão quem terá a responsabilidade pela suspensão do abastecimento de gás aos consumidores europeus.
A Rússia não consegui transformar a UE em um instrumento político de pressão sobre a Ucrânia.
No entanto, agora não é o momento para procurar os responsáveis. Agora é o momento para resolver problemas que afectam toda a Europa, incluindo a Ucrânia. Infelizmente, nesta situação, o Gazprom se comporta como um bagunceiro, enchendo a UE com as chicanas, em vez de arregaçar as mangas e procurar o compromisso. Existem todos os sinais da agonia do gás do lado russo, de acordo com declarações dos seus representantes. Portanto, a única solução de compromisso, e disto estão ciente na Ucrânia e na União Europeia, é a criação imediata de um acordo técnico interino sobre o trânsito do gás russo para a UE.
Estamos solidários com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Gazprom, e, apesar do ressentimento das últimas semanas, estamos prontos para procurar uma solução de compromisso que permitiria à todas as partes sair desta força – maior energética. No entanto, estamos convictos, que no caminho das chicanas e da histeria política, o compromisso não será encontrado”.
Fonte:
http://obkom.net.ua/news/2009-01-15/1440.shtml
Fonte:
http://obkom.net.ua/news/2009-01-15/1440.shtml
Sem comentários:
Enviar um comentário