quarta-feira, janeiro 14, 2009

Outra vez sobre o gás…

Geralmente, os apoiantes europeus da Rússia (eu os chamo de adoradores, pois o seu apoio incondicional e acrítico de toda e qualquer barbaridade praticada pelo Kremlin me lembra a adoração sectária religiosa), defendem mito russo da “impossibilidade de subsidiar a economia ucraniana”.

Mas será que a Rússia, de facto, está subsidiar a nossa economia? Será que a Ucrânia apenas consome sem nada dar em troca? Vejamos isso ao pormenor.

A Rússia quer que a Ucrânia pague $450 dólares por metro³ do gás, enquanto ela própria paga apenas $1.6 dólares pelo trânsito do respectivo metro³, por cada 100 km do território ucraniano.

Pelo contrário, a Eslováquia (também membro da NATO e da UE), paga $270 dólares por metro³, mas cobra $4.0 dólares / metro³ do gás / por 100 km do seu território.

Em 2008 a Ucrânia pagava $179.5 por metro³, cobrando os mesmos $1.6 / 100 km do trânsito. E não se pode esquecer que a Ucrânia transporta cerca de 80% do gás “russo” (uma parte substancial deste gás é comprada pela Rússia na Ásia Central) e o gás percorre na Ucrânia uma distância de aproximadamente 950 km (590 milhas).

Fonte:
http://tap-the-talent.blogspot.com/2009/01/ukraine-signs-gas-transit-protocol-on.html

Enquanto isso, alguns políticos / politólogos russos, vão dizendo aquilo que tem na alma:

... já que nós não estamos gostar daquele país por completo, o mais correcto, a sua liderança, nós podemos lhes exigir em aspecto político, tudo o que queremos. Nós queremos receber deles até 1.000 dólares por metro cúbico (do gás). Nós queremos receber deles a Crimeia e toda a população da idade produtiva para a escravidão. Nós podemos conseguir isso. Isso faz parte dos nossos interesses políticos. Não sei até que ponto isso faz parte dos interesses do “Gazprom”, nomeadamente como a empresa, mas “Gazprom”, primeiramente é uma empresa política. Nós a podemos atacar de todos os frentes. Vocês não tem o dinheiro (para pagar) o gás – entreguem a Crimeia! Apenas isso.

Alexander Grobman, analítico de investimentos, rádio “Eco do Moscovo”.

Fonte:
http://www.echo.msk.ru/programs/opponent/564315-echo

Via:
http://alex-glbr.livejournal.com/278990.html

Sem comentários: