terça-feira, junho 23, 2015

Sim, também somos ucranianos

A dupla dos cineastas ucraniano-brasileiros, Guto Pasko e Andreia Kaláboa, com ajuda do estúdio GP7 Cinema apresentam o seu novo trabalho, o filme documental Sim, também somos ucranianos, dedicado aos 120 anos da emigração ucraniana ao Brasil.

A imigração ucraniana ao Brasil que teve início no ano de 1891, com a chegada ao Estado do Paraná de oito famílias de imigrantes provenientes da cidade de Zolochiv, região de Lviv, oeste da Ucrânia. Na sequência, surgiram mais três grandes levas de imigração ao país.

120 anos após a chegada dos primeiros imigrantes, um grupo de 186 brasileiros, a maioria descendentes destes pioneiros, retorna ao país de origem de seus antepassados para comemorarem esta data simbólica, que coincidiu com as comemorações dos 20 anos de Independência da Ucrânia. No encontro com a Ucrânia de hoje, muita alegria, emoção e surpresas. Uma verdadeira imersão histórico-cultural no quotidiano desse país e do seu povo, que apesar de sempre ter sido subjugado, jamais abandonou suas crenças e tradições. E esta identidade ucraniana é arduamente mantida até hoje pelos descendentes que vivem no Brasil, que têm muito orgulho em dizer: “Sim, também somos ucranianos!”

O filme é um documentário sem grandes recursos financeiros, portanto, uma produção modesta, mas suficiente para fazer o registo dos 120 anos de história da imigração ucraniana ao Brasil.

Documentário da longa-metragem | Cor | 72’ | 2013
https://www.youtube.com/watch?v=BTuo4uuYn-A
Bónus
O Ministério da Cultura do Brasil informa os interessados que estão abertas as inscrições para o 45º Molodist – o Festival Internacional de Cinema de Kyiv. O evento é especializado na exibição de obras de novos realizadores, então se você fez o seu primeiro filme recentemente, boa hora para você se inscrever

Sem comentários: