segunda-feira, maio 26, 2014

A batalha de Donetsk

O dia 26 de maio foi notório pela ocupação de uma parte do aeroporto internacional de Donetsk pelos separatistas, reforçados com os terroristas vindos da Chechénia e/ou da Ossétia (alguns identificados nas fotos, incluindo milicianos notórios pela repressão anti-muçulmana no Cáucaso), que se instalaram no interior do terminal principal e dois hangares, colocando as defesas anti-aéreas (na foto em baixo).

As forças ucranianas, que cercam o perímetro mais vasto, começaram um ataque em força, que envolve «Hinds» Mi-24, Mi-8, Mig-29 e Su-27 de cobertura, para tornar a pista impossível de ser utilizada por forças aerotransportadas.

Após disso, as forças ucranianas passaram à fase ativa da operação anti-terrorista, começando a limpeza geral do aeroporto dos terroristas lá instalados. Antes do início da operação, os terroristas receberam o últimato, no decorrer do qual dois caças SU-25 efetuaram os disparos de aviso, seguidos da presença no local de um Mig-29 ucraniano. Os terroristas responderam com alguns tiros esporádicos, mas foram alvo do ataque dos mísseis, queixando-se disso no twitter. A página pró-ucraniana Inforesist informou que um dos alvos atingidos foi o sistema de fogo anti-aéreo dos separatistas.
Terroristas caucasianos em Donetsk
A força aérea da Ucrânia usa na operação até 8 helicópteros do combate e dois caças, os separatistas respondem com lança-granadas, provavelmente contra as forças especiais ucranianas, que foram projetados no local por Mi-8.

Nas vésperas, os terroristas também reforçaram a sua presença no aeroporto, trazendo três camiões com homens armados, provavelmente naturais de Cáucaso. Desde 7h00 de manha, o aeroporto parou de funcionar temporariamente, a maioria dos voos foram cancelada ou foi atrasada, a retoma do seu funcionamento será anunciada oportunamente, se diz na página do empresa responsável pela sua gestão, escreve a edição online Amurburg.

Cidade de Donetsk
Terroristas caucasianos: um destes camiões foi destruído pela aviação ucraniana
Os repórteres e testemunhas informam que a operação da limpeza começou em diversos bairros de Donetsk. No bairro de Píski (entre a cidade e aeroporto), os MIGes e SU ucranianos aniquilaram o posto de controlo dos separatistas, há diversos separatistas e terroristas mortos. Os SU da brigada aérea de Myrhorod (província de Poltava) trabalham incansavelmente.

No bairro de Kyiv se fecharam todas as escolas, pois os terroristas fogem e tentem se esconder nas casas e pomares dos particulares. O bairro de Kyiv fica ao lado da administração estatal de Donetsk, ocupada há algum tempo pelos separatistas.

O blogueiro Dmitri Tymchuk do grupo “Resistência Informativa” escreve sobre as perdas dos dois lados: os ucranianos tiveram 1 militar morto e 1 ferido, os terroristas 30-40 baixas mortais e 14 indivíduos capturados, especula-se que 1 deles é líder do seu pelotão (FONTE).
Terroristas caucasianos se queixam de serem atingidos propositadamente no pi-pi...
O twitter @novostidnua escreve que os terroristas caucasianos fogem das forças ucranianas à zona de construção privada (casinhas de um só piso), onde são caçados pelas forças especiais de GRU do exército ucraniano.

O blogueiro Igor Savchuk escreve que as forças ucranianas entraram no aeroporto, a notícia sobre um helicóptero ucraniano abatido é desinformação dos terroristas (aviação ucraniana usa os engenhos anti-míssil). Na avenida de Kyiv a polícia de trânsito circula, exortando as pessoas abandonar a área e ficar nas suas casas. O combate transitou para a zona da estação dos caminhos-de-ferro.
Terroristas caucasianos: "Allahu Akbar"
Além disso, a imprensa informa que os terroristas caucasianos usam as ambulâncias para chegar às zonas de combate, escreve LB.ua. Na zona de estação dos caminhos-de-ferro foi noticiado a morte de uma mulher e um arrumador de carros, este último vítima de um estilhaço perdido, o edifício foi parcialmente evacuado. A imprensa local também escreve que os terroristas tencionam explodir a ponte Putilovsky, sobre o rio Kalmius, para impedir o avanço do exército ucraniano, para tal colocando sobre a ponta uma viatura armadilhada. Por causa da operação anti-terrorista está fechado o centro de negócios Green Plaza e complexo comercial “Donetsk City”, informa LB.ua

Os ucranianos mortos desde o início da ocupação (lista é actualizada):

O número de vítimas da guerra não declarada com a Rússia continua a crescer. Nesta lista trágica – dezenas de ativistas civis e militares, homens em sua maioria jovens e rapazes que eram o orgulho das suas famílias, amigos, colegas. Eles morreram pelo seu país das mãos de bandidos, que de repente se sentiram os donos e senhores do sudeste da Ucrânia. Na lista também estão presentes os ucranianos vítimas da desinformação separatista que ingressando nas suas fileiras morreram em vão por uma ideal falso...

Ver a lista:
http://society.lb.ua/life/2014/05/13/266248_pogibshie_nachala_okkupatsii_spisok.html

Sem comentários: