sábado, março 17, 2012

Ivan Demjanjuk morreu inocente


Antes do julgamento do seu recurso morreu John Demjanjuk, soldado do exército soviético, prisioneiro da guerra da Alemanha nazi, que não foi acusado de cometer qualquer crime específico (!) 

Ucraniano John (Ivan) Demjanjuk morreu aos 91 anos, em um lar de idosos na Baviera. Em 2011 ele foi condenado na Alemanha a cinco anos de prisão. O tribunal considerou que Demjanjuk não pode ser acusado de cometer quaisquer actos específicos penais, mas que a sua culpa consiste em servir como guarda no campo de concentração de Sobibor na Polónia ocupada. Como Sobibor foi criado exclusivamente para o assassinato planeado de pessoas, qualquer indivíduo que de alguma maneira esteve envolvido com o campo também é culpado, anunciou o tribunal alemão. É de notar, que o sistema judiciário alemão permitiu que Demjanjuk permanecesse em liberdade até que seja julgado o recurso do seu caso. 

Ivan Demjanjuk foi condenado apesar da existência do memorando do FBI sobre a possível falsificação do seu caso pelo KGB; Ivan Demjanjuk foi condenado apesar de em um caso semelhante, o tribunal regional de Hagen (Alemanha) em 1966 deliberou sobre o caso de 11 guardas de SS alemão do campo de Sobibor, absolvendo cinco deles na base de argumentação do que estes oficiais da SS alemã foram obrigados a seguir as ordens dos nazis e como tal, tinham medo de que de outra forma eles próprios seriam fuzilados ou envenenados com o gás. Entre os absolvidos estava o superintendente do SS Lakhman, que liderou a equipa de guardas de Sobibor. Se o chefe dos guardas, que lhes dava as ordens, é absolvido porque temia pela sua vida, como pode ser julgado o executor condenado, uma pessoa dependente, um escravo dos nazis? 

Ivan Demjanjuk foi condenado apesar de ser o prisioneiro de guerra e uma vítima dos nazis. Como soldado do Exército Vermelho, Demjanjuk era abrangido pelo programa nazi de aniquilação de soldados do Exército Vermelho. No Holocausto sem precedentes, os nazis mataram 3,3 milhões de soldados do Exército Vermelho, negando-lhes comida e cuidados médicos, matando os com as doenças e a fome. Os campos de concentração dos prisioneiros da guerra, onde estava confinado Ivan Demjanjuk não eram nada mais do que campos de morte – tal como Treblinka, Sobibor ou Belzhets. 

Ivan Demjanjuk foi colocado pelos nazis alemães perante uma terrível dilema: sobreviver o terror nazi ou sobreviver. Demjanjuk escolheu a única possibilidade razoável e sobreviveu. Ele não pode, nem deve ser culpado por se recusar a morrer como advogam alguns puristas. Ele fez tudo o que devia fazer e saiu desta vida inocente, tal como entrou nela. 

Paz a sua alma! 

Sem comentários: