segunda-feira, junho 30, 2008

Breve história dos tractores em ucraniano

Foto: © Ben McMillan

Faleceu a escritora britânica – ucraniana Marina Lewycka, autora de “Breve história dos tractores em ucraniano”, traduzido para 35 línguas e de vários outros livros, tinha 79 anos.
Faça click para ler em inglês

É um livro divertidíssimo, muito bem escrito e aborda a vida de duas gerações dos emigrantes ucranianos no Reino Unido. Uns fugiram dos horrores do comunismo soviético no fim da Segunda Guerra Mundial, outros procuram melhorar a sua condição social, após a queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética.

A história do livro passada em Inglaterra, gira à volta das peripécias da vida de um velho engenheiro ucraniano e do seu segundo casamento com a ucraniana Valentina, uma loira falsa e voluptuosa, à procura de uma forma de legalizar a sua permanência no país. A juntar a isto, temos as duas filhas do engenheiro e os respectivos conflitos familiares, entre elas e com o próprio pai. Mas acima de tudo com Valentina, oportunista a querer aproveitar-se de carências e do bom coração do pai, viúvo da mãe delas, há relativamente pouco tempo.

Ao longo da narrativa, vão sendo intercaladas várias referências ao passado, por forma a ficarmos a conhecer as origens do engenheiro Nikolai e o desenrolar da sua vida, ainda na companhia da primeira mulher. A guerra, as privações, os campos de refugiados, a sua paixão pelos tractores, legado da história da Europa nos últimos cinquenta anos. O título do livro refere-se a obra que o próprio Nikolai vai escrevendo.



O livro ganhou o Bollinger Everyman Wodehouse Prize e foi nomeado, em 2005, para o Orange Prize e para o Booker Prize. A edição portuguesa, traduzida por Isabel Alves é da editora “Civilização”.

Marina Lewycka é filha de ucranianos e nasceu num campo de refugiados no final da II G.M. na Alemanha; cresceu em Inglaterra, onde vive e dá aulas na universidade. O seu segundo romance Two Caravans foi publicado em Março de 2007 no Reino Unido pelo Fig Tree (Penguin Books), nos EUA foi publicado sob o título de Strawberry Fields.
A jovem Marina, foto da sua página biográfica

Em 2009, foi publicado o terceiro romance da autora, «We are all made of glue» ("Somos todos feitos de cola"). O quarto romance, «Various Pets Alive and Dead» ("Vários animais de estimação vivos e mortos"). 

Além de obras de ficção, Maryna Levytska publicou 10 guias sobre cuidados com doentes e idosos.

Ler o 1º capítulo do seu primeiro livro em inglês:

Sem comentários: