sexta-feira, junho 20, 2008

Curitiba ganha revista de cinema

In: Gazeta do povo (Brasil), 19/06/2008


A primeira edição de uma revista sobre cinema feita em Curitiba foi lançada no dia 19 de Junho de 2008, no Lucca Cafés Especiais (Al. Presidente Taunay, nº 40 – Batel). O nome da publicação é “Juliette”, em referência a uma perversa e criminosa personagem do Marquês de Sade que deseja representar a força transgressora da arte. A criadora do veículo, Josiane Orvatich, uma das organizadoras do “Cineclube Díinamo”, deseja que a revista seja “um espaço crítico que venha romper o silêncio que impomos a nós mesmos a respeito do que fazemos: o cinema”.

Na primeira edição (número zero) de “Juliette”, os colaboradores são Bruno Carmelo, Eduardo Baggio, João Krefer, Pedro Merege e Valmir de Costa, além da própria editora. A pesquisa e a revisão dos textos ficaram a cargo de Rafael Urban e a arte e a diagramação são de Lucía Alvarez.

A publicação conta com o apoio da GP7 Cinema e Atores, que ajudou a viabilizar a produção e o lançamento desta edição inaugural. A primeira edição será vendida na livraria Arte e Letra, que fica dentro do próprio Lucca.

Josiane Orvatich é uma cineasta sérvia, ela coordena em Curitiba o Cine Clube Díinamo, que promove semanalmente exibições de filmes com debates entre os realizadores e o público. Sra. Orvatich também é filosofa. Seu trabalho é focado no cinema a partir da filosofia.

Ver mais:

Sem comentários: