segunda-feira, junho 02, 2008

Ucrânia convida Papa

Presidente da Ucrânia convida Papa a visitar o país

Kyiv, 26 Maio (RV) – O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, recebeu ontem o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e, por meio dele, entregou um convite a Bento XVI para visitar a Ucrânia.
"A Ucrânia aprecia muito a intensa actividade do papa na defesa dos valores universais e da paz no mundo", declarou Yushchenko durante a reunião. Por sua vez, o Cardeal Bertone entregou ao líder ucraniano um convite do Sumo Pontífice para visitar oficialmente o Vaticano.
Victor Yushchenko condecorou o cardeal – secretário de Estado com a ordem ucraniana do "Príncipe Yaroslav, o Sábio", por seus méritos na "difusão dos ideais da paz, da justiça e do humanismo no mundo", segundo o texto do decreto presidencial. Além disso, Victor Yushchenko pediu ao Cardeal Bertone a colaboração dos Arquivos Secretos Vaticanos na investigação de determinados períodos da história da Ucrânia, e solicitou a criação de um grupo de trabalho científico. Esse trabalho se refere em particular ao período do Holodomor, a penúria que matou milhões de camponeses ucranianos durante a colectivização forçosa da terra ordenada por Stalin em 1932, que Presidente Yushchenko considera como genocídio.
O secretário de Estado é o primeiro alto funcionário do Vaticano a realizar uma viagem oficial à Ucrânia depois da histórica visita de João Paulo II em 2001. O purpurado visitou na sexta-feira e no sábado a cidade de Lviv, onde beatificou a monja polonesa Marta Wiecka, falecida na Ucrânia em 1904. (BF)

Fonte:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=207894

Sem comentários: