Instalação de radar atacada na cidade de Mariupol |
As informações sobre desembarque de tropas russas em Odessa e Mariupol não foram confirmadas. Ambas as cidades e seus portos estão sob o controlo da Ucrânia. Para também não foi registada a ofensiva geral das forças terrestres russas na região de Kharkiv.
No entanto, decorrem os combates em toda a linha da fronteira estatal da Ucrânia, onde os blindados russos, sob cobertura do fogo de artilharia mantem o ataque nas regiões de Chernihiv, Sumy, Luhansk e Kharkiv.
Na região de Chernihiv, as forças russas invadiram os postos fronteiriços ucranianos de “Senkivka” e “Hremiach” e em alguns outros locais. As colunas militares russas invadiram o posto fronteiriço ucraniano de “Budarky” na região de Kharkiv e avançaram na direção do ponto de controlo de “Milove” na região de Luhansk. O exército russo alvejou quase todos os postos e unidades da guarda-fronteira da Ucrânia nas regiões de Luhansk, Sumy, Kharkiv, Chernihiv e Zhytomyr.
Colunas dos tanques russos invadiram Ucrânia na região de Luhansk nas localidades de Krasna Talivka, Milove, Horodyshche. Os militares russos usaram como escudos os automóveis brancos com símbolos da OSCE. Além disso, é notada a actividade dos grupos russos de inteligência e sabotagem.
O ataque russo também ocorreu à partir da Crimeia ocupada, onde por repelido pelas FAU. São registados os combates nas proximidades das localidades de Kopani e Ivanovo na região de Kherson. Na região de Skadovsk as instalações da guarda-fronteira foram alvejados à partir de helicópteros.
Cerca das 9h40 (hora de Kyiv) o território da Ucrânia, na zona do posto fronteiriço de “Slavutych” foi atacado pelo helicóptero sem sinais de identificação à partir da Belarus. Sem registo das vítimas ucranianas.
As forças da guarda-fronteira da Ucrânia contam com pelo menos três militares mortos e alguns feridos. O pessoal da guarda-fronteira, juntamente com as forças armadas, levam todos os eventos para impedir o avanço de inimigo russo, informa o Serviço da Guarda-fronteira da Ucrânia.
Combates ativos decorrem em toda a região de Donbas. As tropas russas atacam a localidade de Schastia na região de Luhansk. As tropas ucranianas estão alvejando os atacantes com fogo de artilharia, Ucrânia mantêm o comando de tropas. O inimigo tenta passar o rio Siverskiy Donets, para entrar no espaço operacional na área de Lobacheve/o.
Foram atacados os aeroportos de Lutsk, Ivano-Frankivsk, Kyiv (Boryspil), Kharkiv, as bases aéreas de Vasylkiv, Ozerne, Chuhuiv, Kramatorsk, Chornobaivka.
A Rússia está tentando destruir a infraestrutura militar ucraniana, para obrigar Ucrânia capitular, aceitando oficialmente a perca de Donbas, escreve o jornalista e editor ucraniano Yuriy Butusov, que neste momento se encontra na Donbas.
De acordo com a informação operacional do Estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia (seguir General Staff na Facebook), no avanço contra a cidade de Kharkiv foram destruídos 4 blindados e alguns camiões/nhões russos. As forças atacantes russas perderam cerca de 50 militares no ataque contra a localidade de Shchastya. Além disso, na região de Kramatorsk foi abatida mais uma aeronave russa, 6ª desde o manhã de hoje.
Situação às 11h00 (Yuriy Butusov):
O
exército russo percorreu a distância de 40 km na direção de Kharkiv. Além
disso, as tropas russas avançam contra a cidade de Sumy. Não há nada desastroso
nisso, porque é impossível defender fisicamente a fronteira de 2.000 km. A
defesa das Forças Armadas da Ucrânia será construída em torno de grandes
cidades.
Perdas russas até às 11h00:
3 comentários:
Coragem, povo ucraniano, a agressão russa não ficará impune.
Não há razão para pânico. Na cidade de Счастье mais de 50 terroristas e invasores foram mortos. Tenho convicção na vitória ucraniana. Esse será o Vietnã russo!
A temporada de caça ao urso começou! Eu sabia que a Erefii iria atacar diversos pontos da Ucrânia, daí a necessidade de espalhar todo armamento pelo território. Estou satisfeito com o desempenho da Ucrânia. Eu estou rezando pelos soldados da Ucrânia.
Enviar um comentário