sexta-feira, novembro 26, 2021

Recordar Holodomor onde quer que você esteja

Na prisão do Kremlin, na escola, no hospital, no campo de futebol, na oficina, ao volante ou na Diáspora os ucranianos vão recordar solenemente neste sábado, 27 de Novembro, às 16.00 horas, a memória das vítimas do Holodomor de 1932-1933. 

O dia 27 de novembro, neste sábado, é o Dia da Memória das vítimas do Holodomor. Acendem uma vela na sua janela, visitem os memoriais, expliquem às crianças o preço da perca da liberdade.

Honrem onde quer que estejam! 

Destruição dos ucranianos como uma Nação – este era o objetivo dos organizadores do Holodomor. Finalmente eliminar a língua, a cultura, a história, tudo o que torna os ucranianos únicos neste mundo. Por isso a envergadura do crime foi tão grande, por isso foram mortas milhões de pessoas. 

Mesmo os que sobreviveram em 1932-1933 se tornaram as suas vítimas. Tiveram que esquecer quem eles eram, quem eram os seus antepassados, o ​​que os seus descendentes deveriam preservar para o mundo. Tinham que esquecer quem os matava e por quê. 

Morte e esquecimento – essa era a meta de Estaline e os seus comparsas em relação aos ucranianos. 

Que não foi alcançada. Ucranianos sobreviveram e não esqueceram. Existem e se lembram. Existem, exactamente porque que se lembram.

Se lembrem do Holodomor.

Lembrem que as disputas internas ajudavam ao inimigo externo.

Lembrem o que acontece com aqueles, à quem faltarão as forças para defender a liberdade. Quem pretenderá troca-la pelo pão. Que após a perca da liberdade perderá o pão.

Lembrem de quão caro sai a fé cega em slogans atraentes. Como “terra aos camponeses” se facilmente transformou em “camponeses debaixo da terra”.

Mas também lembrem dos ucranianos se levantavam à luta contra o regime comunista. Pelas suas revoltas, eles conseguiam desferir-lhes os rudes golpes, o tornaram mais fraco, incapaz de repetir, algures numa outra parte da Europa escravizada, os crimes da escala do Holodomor.

Lembrem daqueles ucranianos que compartilhavam o seu último pão, enfraquecidos pela fome, mostravam ao mundo a força de humanidade.

Lembrem a vingança de um jovem ucraniano em Lviv, pelo assassinato de milhões de seus irmãos e irmãs, que se tornou uma manifestação da dignidade nacional.

Lembrem daqueles ucranianos que preservaram a memória do passado, embora pagavam por isso, com a sua liberdade e até mesmo com a sua vida.

Lembrem dos não-ucranianos que tiveram a força de dizer a verdade ao mundo, mesmo quando ninguém os queria ouvir.

Esta memória é revanche ucraniana pelos milhões de mortos. Ela os torna mais fortes, porque dentro da memória os mortos voltam à vida, se participem do lado ucraniano nas lutas atuais.

Por isso os herdeiros dos assassinos então procuram apagá-la. Eles tentaram reescrever os livros de história na Ucrânia, fechavam arquivos, espalhavam as inverdades sobre o Holodomor.

Mas a verdade se revelou mais forte, memória – insuperável. E assim transformou os ucranianos.

As mãos da criança, que há vinte anos, acendeu, pela primeira vez a vela da memória, tornaram-se nas mãos de um soldado segurando uma arma, protegendo os seus pais.

Olhos que, ficavam em lágrimas pela história que contava avó sobre a sua sobrevivência em 1932-1933, agora olham com confiança para o inimigo através de uma mira.

Uma Nação que se uniu nos momentos para honrar os mortos de fome no passado, se uniu para proteger o seu futuro e criou um exército poderoso. A tristeza pelos antepassados ​​mortos dá força para proteger os seus descendentes.

Lembramos! Somos fortes!

Texto @ Volodymyr Viatrovych 

Produção de vídeo @Young & Hungry

Omelyan Oshchudlyak & Yura Dankevich

13 comentários:

Anónimo disse...

Olha que música maravilhosa. Finalmente um canal brasileiro trouxe essa canção sobre o Stepan A. Bandera.
https://youtu.be/xVD5dWOSd7k

Anónimo disse...

Eu acho que um cidadão brasileiro não pode alegar ignorância sobre o comunismo. O acervo disponibilizado pelo blog é capaz de "converter" qualquer jovem doutrinado pelo Komsomol em anticomunista ferrenho. Basta refletir um pouco, após a leitura dos lamentáveis episódios nos Bálticos, na Ucrânia e na guerra colonial contra o Afeganistão.

Permita-me um comentário. Eu estivesse analisando a juventude comunista na Rússia. Pelo que pude perceber não se trata de uma classe trabalhadora (mecânicos, operários ou camponeses). Em sua maioria, essa juventude é composta de garotos da classe média, cujos avós eram oficiais do Exército Vermelho, policiais ou que tinham algum vínculo com o PCUS. Neste caso, posso atestar que não há "comunismo raiz", da forma que histórica que conhecemos. O comunismo russo do século XXI é algo tradicional, herdado, talvez uma forma de manifestar de respeito aos antepassados que participaram do Komsomol.

Jest nas Wielu disse...

Até pensei que o nosso alternativamente dotado Cris tentou voltar à seu país de eleição antes dos terminarem 5 anos de proibição. Mas pode apontar mais uma previsão minha: Cris irá fazer isso, ou seja, irá tentar entrar lá tipo 4 anos e 362 dias e será deportado pois 5 anos ainda não seriam passados )))

Jest nas Wielu disse...

A história do Kravchenko é mais engraçada do que imaginei:
1) Antes de ser condenado aos 11 anos ele foi detido 2 vezes no Brasil e 1 vez no Amsterdão, sempre pelo tráfico ilegal de animais selvagens;
2) A sua namorada era esposa de um outro biólogo, que foi mordido pela cobra mamba em direto, no YouYube e em vez se tentar salvar continuou no YouTube, resultado - sua morte naquele mesmo dia, etc.
http://redcat444.blogspot.com/2018/08/blog-post.html

Jest nas Wielu disse...

No caso do Rafa Lu, será que consegue aceder à essas partes?
Alguma coisa interessante ou é simples confirmação/tramitação da pena?

10/12/2021 Certidão de Remessa da Intimação Para o Portal Eletrônico Expedida
Certidão - Remessa da Intimação para o Portal Eletrônico
10/12/2021 Certidão de Remessa da Intimação Para o Portal Eletrônico Expedida
Certidão - Remessa da Intimação para o Portal Eletrônico
10/12/2021 Ato Ordinatório - Não Publicável
Vistas ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

Jest nas Wielu disse...

Pelos vistos Semenovsky é algum louco urbano, sem nenhuma credibilidade ou importância dentro ou fora do São Petersburgo, creio que no passado ele andava "chefiar" alguma frente bolivariana, composta por ele próprio, ele mesmo e pelo Cris, e alter-ego do Cris ortodoxo )))
Como bolivarianismo já sifu, então o rapaz pensa que achou uma nova mamadeira. Patético.

Jest nas Wielu disse...

Cris, como é como dizia uma atriz brasileira numa das novelas: "eu sou doida, mas não sou louca". A história da namorada deve ser 99,99% ficcional, tudo indica que sente aversão às mulheres. Por outro lado nunca estive na Ucrânia ilegalmente (via territórios ocupados), significa que pensa e não quer entrar na base de dados de Myrotvorets.

Ronan tal como Magiver simplesmente são alternativamente dotados, pensam que colocando o lenço palestiniano na cabeça e fumando chicha (coisa proibida no Alcorão) podem parecer com muçulmanos, pobres coitados, nada à dizer )))

Jest nas Wielu disse...

A ideia do Idiota do Ano 2021 é boa, mas face à maior censura feicebuquiana e semelhante iremos chamar de Alternativamente Dotados do ano 2021. Número 1 é indiscutivelmente Rafa Lulu, poderá pfr sugerir número 2, entre os nossos amiguinhos (ainda temos 1 semana) )))

Jest nas Wielu disse...

Já temos os nossos alternativamente dotados do ano 2021:
1. Rafa Lu
2. Iegor Prosvirin (página Sputnik i Pogrom, proibida na Rússia em 2018 como extremista), rapais sonhava "chegar até Kiev", agora chegará à Kyiv com as águas de primavera )))
p.s. hoje bêbado ele se atirou nú da janela do seu apartamento em Mscou...
p.p.s. Fauzzi simplesmente é desconhecido demais e ninguém quer saber dele, nem mesmo no Brasil.

Jest nas Wielu disse...

Chaplin morreu no dia 26/12 mas no ano passado ))))
https://pbs.twimg.com/media/EPOIgt-WsAU1QBv?format=jpg&name=small
Seria bom demais serem levados tantas personagens anti-ucranianas em menos de 1 semana )
Mas o interessante, que Chaplin escrevia fantasias sexuais sob pseudónimo de Aron Schmayer (Арон Шемайер)

Jest nas Wielu disse...

Tesak foi morto na cadeia na tentativa de obrigá-lo assumir outros crimes.
Essa é a ideia do seu advogado e de pessoas que conhecem o sistema penitenciário russo.
Era um nazi, mais um que não chegou à perceber que o reich que sonhou tanto chegou....

Jest nas Wielu disse...

Realmente, euroasianos são personagens complexadas que tem muito tempo livre para se manifestar, enquanto outros trabalham ))) quer na Rússia quer no Brasil, basta olhar para meia-dúzia dos seguidores do Rafa Ma )))

Jest nas Wielu disse...

Entende-se pk Cris insinua que a Iana é "banderista", simplesmente pk sobrenome dela anota a sua remota origem ucraniana, algum bisavô era Bukhtenko e em algum momento se russficou, se tornando Bukhtenkov, Nikolas Gogol escrevia sobre isso há mais de 170 anos atrás )))

As duas últimas páginas de VK são ocultadas, não consegui ver nada ;-(