domingo, agosto 30, 2020

Moedas antigas de Rus de Kyiv foram encontradas na Irlanda e na Ucrânia

Imagens de moedas do período do príncipe de Kyiv – São Volodymyr (960/963 –1015) na publicação “O nosso brasão: símbolos ucranianos desde os tempos principescos até ao presente”.
Dois tesouros sensacionais da época de Rus de Kyiv foram acidentalmente encontrados na Irlanda e na região ucraniana de Zhytomyr. As moedas de prata e ouro fornecem novas percepções sobre o período medieval proto-ucraniano.
Esta descoberta é bastante incomum para a Irlanda. Um detector de metais encontrou várias moedas muito raras que datam da época da Rus de Kyiv, há mais de 1000 anos. Essas moedas de prata e ouro são as primeiras de seu tipo encontradas na Irlanda e fornecem novas percepções sobre o período medieval proto-ucraniano.
Eles foram encontrados pelo entusiasta detector de metais Robert Carley em Glanmere, perto da cidade de Cork. Nada mais foi encontrado ao lado das moedas. As moedas são pequenas, com símbolos cristãos em relevo, imagens de monarcas e um tridente ucraniano.

As moedas antigas da Rus de Kyiv datam do século X. Muito provavelmente eles foram cunhadas durante o reinado de Volodymyr, o Grande (958 – 1015 DC). Antes de Volodymyr, o Grande, a Rus de Kyiv usava moedas árabes e bizantinas ou barras de ouro. A cunhagem do próprio dinheiro “foi, de certa forma, uma declaração política da soberania e importância do país”.
As moedas dessa época são extremamente raras e provavelmente foram usadas para pagar mercadores ou mercenários. Quem as enterrou nunca mais voltou a encontrar o seu pequeno tesouro de moedas, que estão extremamente bem conservadas. A identidade do proprietário é desconhecida, mas presume-se que ele era um viking.

Nos séculos X e XI DC, os vikings se estabeleceram na cidade de Cork e a transformaram em um grande centro comercial, que estava ligado às redes comerciais escandinavas, estendendo-se para o leste, até a própria Rus de Kyiv. A pessoa que enterrou as moedas “foi provavelmente um mercenário que as trouxe para a Irlanda”. As moedas mostram como, apesar de sua péssima reputação, os vikings também conectavam partes distantes do mundo, como a Irlanda e a Ucrânia.
Curiosamente, moedas de qualidade inferior são mais comuns nas antigas terras de Rus de Kyiv e as moedas de prata de melhor qualidade – fora dela. Parece que aqueles com maior pureza de prata eram usados ​​para pagar mercadores e mercenários estrangeiros. As moedas viking também podem ser usadas para fins diplomáticos. Os presentes foram importantes para a formação de alianças na Idade Média.

Robert está encantado com sua descoberta e em sua carta afirma que “todo detector de metais amador sonharia em encontrar algo assim”. Ele também acredita que suas descobertas mostram que muitos achados valiosos ainda estão escondidos na Irlanda.


Um tesouro sensacional da época de Rus de Kyiv foi acidentalmente encontrado na região ucraniana de Zhytomyr. Em Horodnytsia (região de Zhytomyr), começou a transferência oficial do tesouro de moedas de prata de São Volodymyr (O Grande) e Sviatopolk Yaropolkovych. Um total de 32 moedas – as primeiras moedas da Rus-Ucrânia, a maior descoberta do género nos últimos 100 anos, informa a Rádio Svoboda.

As moedas de prata que datam de anos 1000-1019 representam o príncipe de Kyiv e, no verso, o emblema do príncipe é um tridente de Volodymyr e um bidente de Sviatopolk, escreve Oleksandr Alfyorov.

Sem comentários: