quinta-feira, janeiro 09, 2020

Boeing 737-800 ucraniano foi abatido pelo sistema iraniano Tor-M1

No local da queda do avião ucraniano alegadamente foi achado a parte frontal do míssil guiado 9M331 (9M330), que faz parte do sistema Tor-M1, em uso da defesa anti-aérea do Teerão e do exército iraniano.
Neste momento essa alegação necessita de confirmação, é de notar que o sistema Tor-M1 foi ativamente usado na guerra de Síria e na fase mais ativa dos combates da guerra russo-ucraniana no leste da Ucrânia em 2014-15.
Alguns peritos sentem reticências em confirmar a data e local da foto, outros apontam semelhanças de geolocalização entre as fotos e o local, nos arredores de Teerão, onde se depenhou o avião ucraniano.
Bloco de alimentação do sistema de mísseis Tor-M1 
A Organização de Aviação Civil de Irão divulgou o relatório preliminar sobre a investigação da queda do Boeing ucraniano. Especialistas iranianos acreditam que ao bordo do Boeing surgiram problemas técnicos.
A segunda foto dos destroços do 9M331 que foram encontrados perto de um local de queda de Boeing ucraniano
O Conselho da Defesa e Segurança Nacional (RNBO) da Ucrânia anunciou como as principais versões do acidente do Boeing em Teerão um ataque de míssil antiaéreo, um ataque terrorista e uma explosão de motores por razões técnicas.
As autoridades iranianas usando as máquinas pesadas no local da queda do avião...

Sem comentários: