sexta-feira, janeiro 24, 2020

Presidente Zelensky: um desastre intelectual

Ucrânia é governada por um herói dos seriados que sabe mais sobre comediantes russos do que sobre seu próprio país. Um desastre intelectual, escreve a publicação alemã TAZ.

[...] A escolha de Zelensky para a presidência foi uma espécie de jogo de realidade virtual. Na sátira televisiva “O Servo do Povo”, Zelensky interpretava um professor de história um pouco rude, irritado com a política e que constantemente divulga declarações insultuosas que são secretamente filmadas e postadas no YouTube por seus alunos.

Como resultado, um professor inexperiente, mas honesto, é eleito presidente, que inicia a luta contra a corrupção e contra os oligarcas. [...] E em abril [de 2019], o herói da série foi selecionado como um verdadeiro candidato à presidência. Zelensky e sua equipe desenvolveram com sucesso um mundo ilusório no qual eles próprios acreditam. No entanto, despertar e conhecer a realidade pode desapontar bastante as pessoas. [...]

Zelensky é o presidente dos consumidores que não querem deixar ninguém se aproximar à sua zona de conforto. E o problema nem é que ele entra na arena política como um recém-chegado. Com exceção do aparatchik Leonid Kravchuk, nenhum dos presidentes ucranianos era político profissional. A sociedade ucraniana a este respeito não é convencional. Em vez disso, diz-se que a eleição presidencial demonstrou comportamento do consumidor.

O fato óbvio é que os consumidores estão presentes na maioria, e seus interesses, obviamente, não estão relacionados apenas à publicidade ou salários sólidos, férias regulares, preços baixos de eletricidade, aquecimento e outras coisas.

Os consumidores não querem [saber] de combates, eliminação de traumas individuais e coletivos, não querem lidar com problemas sociais, lidar com agitações sociais, inclusive no futuro, não querem deixar [ninguém] se aproximar à sua zona de conforto.

Olhar de um carneiro

O atual presidente da Ucrânia é uma pessoa com um código sócio-cultural completamente diferente. Tem pouco a ver com os valores culturais dos políticos europeus. Enquanto muitos políticos europeus, ao menos, fazem de conta que compartilham a memória cultural com os intelectuais e artistas de seu país e possam entender a essência do debate sobre valores sociais e culturais, o presidente ucraniano não faz a ideia.

Ele olha para isso com “olhar de um carneiro”. Ele se refere aos atores cómicos russos. Será que alguma vez ele ouviu algo sobre os dissidentes ucranianos Ivan Svitlichny e Nadiya Svitlychna? É um tipo diferente de comunicação e linguagem.

Ler original em alemão ou a tradução ucraniana.

Sem comentários: