sexta-feira, junho 21, 2013

Holodomor é recordado no Cazaquistão

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, inaugurou na capital do país o monumento em memória das vítimas do Holodomor. O monumento se situa na parte antiga da cidade, no cruzamento das avenidas da República e Abay e se chama “1932-1933 жылдардағы ашаршылық құрбандарына тағзым”.

O complexo monumental é composto por “muro de lamentações” em forma de uma yurt do tipo Kerege e um grupo escultural, representado pela mulher e criança.

Nos recordamos duas datas trágicas. Neste ano se completa 80 anos do início de fome massificada no nosso país e 75 anos do início das repressões políticas. A fome atingiu não apenas Cazaquistão. Na Rússia, Ucrânia, Belarus, no total, morreram de fome 7 milhões de pessoas. Destes, mais de um milhão e meio cabe no Cazaquistão”, disse Nursultan Nazarbayev durante a inauguração.

Estamos aqui, para homenagear a memória popular e inaugurar o monumento em memória dos cazaques que morreram da fome. Coletivização se revelou uma experiência cruel, ela destruiu o modo secular da vida da aldeia, foram abalados os alicerces da civilização nómada milenar na nossa terra. Tudo isso levou ao sofrimento de milhões de pessoas. Fome e as suas consequências terríveis se tornaram a maior catástrofe do período soviético”, disse ele. Na visão do chefe do estado, além de mais de 1,5 milhão dos cazaques que morreram, mais de 600 mil cazaques abandonaram o país, se salvando da fome e das repressões.

A causa da fome, deportações, morte massificada das pessoas foi a política cruel do regime soviético. O culpado principal é o sistema totalitário desumano”, afirmou o presidente.

A ideia do monumento pertence ao próprio presidente Nazarbayev.

Fonte:

Fotos:

Sobre o tema

Um dia estive em Kyiv. […] Os ucranianos elogiaram a minha boa pronúncia. Isso não é difícil. Sob Estaline, milhares de ucranianos ocidentais eram deportados para o Norte de Cazaquistão. Por que? Por simpatizar com Stepan Bandera. É Ospan Batyr ucraniano.

Durante o almoço foi levantado o tema de Holodomor. Colega me perguntou:
Mas o que? Vocês também tiveram o genocídio dos ucranianos?

Eu bebi a horilka e disse calmamente:
– Sim. Cerca de 200 mil ucranianos morreram durante (o Holodomor) no Cazaquistão.

Não é a culpa dos nossos amigos que eles desconhecem a tragédia do Cazaquistão. É a nossa culpa que não contamos sobre ela”.

Sem comentários: