sexta-feira, agosto 08, 2008

Vitória militar da Geórgia

A Geórgia começou e parece já acabou a operação militar de grande envergadura contra os separatistas da Ossétia do Sul, conseguindo primeiro ocupar as colinas que rodeiam a capital do território, cidade de Tskhinvali. E mais tarde a própria capital.

O Internet – sítio 1news.az informa que às 13h00 (hora local), o acto da capitulação será assinado pelo vice – ministro da defesa dos separatistas, Boris Chochiev, pelo Ministro de Reintegração da Geórgia, Temur Yakobashvili e pelo embaixador especial russo Yuri Popov.

O correspondente do Internet – sítio 1news.az também informa que as tropas georgianas não recebem qualquer tipo de resistência da população da Ossétia do Sul. Apenas um único posto militar dos separatistas ainda resiste no bairro de Tsarz. Informa-se também que o líder dos separatistas, E. Kokoyti fugiu da região.

O Conselho da Segurança de ONU recusou-se a condenar as acções da Geórgia, algo em quem insistia o poderoso vizinho nortenho. Alias, vizinho que criou, desde sempre financiou e apoio os separatistas, que sonhavam em dividir a Geórgia, juntando-se depois, se for possível, ao país vizinho.

Parece que vários Internet – sítios georgianos e pró – Geórgia são neste momento o alvo de ataques dos hackers, vocês sabem da onde. Situação idêntica que já aconteceu em Maio de 2007, quando a Estónia sofreu um ataque semelhante.

Mais informação:
http://edition.cnn.com/2008/WORLD/europe/08/08/georgia.ossetia/index.html

Sem comentários: