terça-feira, agosto 19, 2008

URSS desapareceu há 17 anos atrás

No dia 19 de Agosto de 1991, toda a União Soviética acordou com os sons do bailado “Lago do Cisne”. Logo soube-se que um golpe do estado tomou a conta do país: presidente Mikhail Gorbachev foi deposto e se encontrava na sua casa de campo na Crimeia e um Comité Estatal das Situações de Emergência (GKChP em russo), pretendia fazer regredir a história.

Os líderes da intentona eram os membros – seniores do PCUS, que não estavam contentes com as reformas liberais na economia e com a autonomia crescente das repúblicas da União.

Boris Yeltsin e o governo republicano da Rússia foram as figuras principais de resistência pacífica contra os golpistas. Cerca de 100.000 pessoas acorreram em defesa da “Casa Branca” (sede do governo russo), incluindo uma “Centena ucraniana”.

Na noite de 21 de Agosto as populações civis barricavam as ruas do Moscovo com os carros eléctricos e camiões da câmara municipal, para tentar impedir a progressão dos tanque do exército soviético. Em resultado desta resistência pacífica três pessoas morreram (um deles, Ilya Krichevskiy era ucraniano), várias pessoas foram feridos, alguns blindados foram incendiados mas sem sofrer as baixas humanas.

No dia 22 de Agosto os primeiros golpistas foram presos e Mikhail Gorbachev voltou para Moscovo.

No dia 24 de Agosto o Conselho Supremo da Ucrânia (parlamento ucraniano) adoptou a Declaração da Independência da Ucrânia e marcou o referendo popular (1.12.1991), para validá-la. O referendo foi ganho pelos partidários da independência (mais de 90% dos votos a favor) e o dia 24 de Agosto tornou-se o Dia de Independência Nacional.

República de Moçambique reconheceu a Independência da Ucrânia no dia 17 de Março de 1992 e as relações diplomáticas foram estabelecidas aos 19 de Novembro de 1993.

Ler mais sobre golpe do estado de 1991 (em inglês)
August Coup

Foto (agência UKRINFORM):
http://polar-bird.livejournal.com/278450.html
Manifestantes ucranianos em apoio da Independência Nacional, Kyiv, Agosto de 1991

Sem comentários: