segunda-feira, maio 12, 2014

O próximo presidente ucraniano

Petro Poroshenko nos dias da Maydan (com cabelo grisalho)
Caso as eleições presidenciais teriam o lugar no próximo domingo, a maioria dos ucranianos votaria no candidato Petro Poroshenko, como mostra o recente estudo de opinião que decorreu nos dias 6-8 de maio.

O estudo, efetuado pela agência GfK Ukraine, ao pedido da TV “1+1” mostra que a candidatura do Poroshenko é apoiada pelos 40,5% dos inquiridos. Ao segundo lugar nas intenções de voto passou Serhiy Tihipko (independente, ex-Partido das Regiões) com 9%, enquanto Yulia Tymoshenko desceu ao 3º lugar com 8,8%. Logo depois segue Oleh Liashko com 6,4% e os restantes candidatos com o apoio popular dentro da margem de erro (neste momento na corrida presidencial continuam 20 candidatos).

Numa pergunta sobre quem os respondentes acham que realmente irá ganhar as eleições, independentemente da sua escolha pessoal, os dados são ainda mais favoráveis ao Petro Poroshenko, ele consegue 65,3%, enquanto Yulia Tymoshenko reúne 7,0% das intenções de voto e Serhiy Tihipko apenas 1,8%.

O estudo decorreu nos dias 6-8 de maio, através do inquérito via telemóvel, aos cidadãos ucranianos maiores de 18 anos em todas as regiões da Ucrânia. O erro não supera 3,5% do estudo em geral e 9,0% para cada região do país. Os 84,1% dos ucranianos planeiam votar nas eleições do dia 25 de maio, mas mais de metade ainda não se decidiu com o seu candidato, informa o serviço TSN.ua

Oleh Liashko: vivo e em boa forma

O candidata populista presidencial, Oleh Liashko, desmentiu em direto a sua captura pelos separatistas e informou que o chefe da polícia de Mariupol, Valeriy Andrushuk, realmente em poder dos terroristas, está vivo, os seus raptores exigem o resgate muito alto pela sua libertação.

Além disso, Liashko informou que o seu batalhão dos voluntários consegui apreender nos arredores de Mariupol cerca de 1500 boletins do “referendo” e que a maioria deles votou contra os separatistas, escreve Korrespondent.net.

Crime dos terroristas em Luhansk

Na região de Luhansk os separatistas metralharam duas viaturas ligeiras, em resultado morreu uma família ucraniana, informa o SBU local.

Segundo a informação disponível, no dia 9 de maio, cerca de 2h00 de manha, no km 850 da auto-estrada Rostov-Kharkiv, nos arredores da aldeia Novo-Vorovutsi foram detetadas duas viaturas Toyota FJ Cruiser com diversas marcas de balas. Num dos carros estava o corpo do homem já sem vida, na outra o corpo de uma mulher e uma menina de 10 anos de idade, ferida na cabeça.

Como foi apurado, os mortos eram um casal, a menina a sua filha. As testemunhas contam que eles não pararam num posto de controlo separatista e foram metralhados pelos terroristas armados, informa Hromadske.TV. Mais tarde a blogueira de Odessa, Irina.Medushevskaya, informou que a menina ferida morreu na sala de reanimação...

Sem comentários: