quarta-feira, dezembro 26, 2012

As “hienas do ano” na Polônia


A Associação dos Jornalistas Polacos anunciou os ganhadores do anti prêmio do ano 2012, denominado “Hienas do Ano”. Os ganhadores foram, entre outros, dois radialistas polacos Michał Figurski e Jakub (Kuba) Wojewódzki.

Os dois apresentadores foram agraciados com a anti premiação pelo diálogo que travaram no programa matinal "Poranny WF" (Manhã WF – Wojewódzki Figurski) da Rádio Eska, em junho passado, durante a realização do Campeonato Europeu de Futebol de 2012.

Conversa que chocou a opinião pública polaca e provocou reações na Ucrânia. Foi este o conteúdo da transmissão:

Wojewódzki: Mas sabes o que eu fiz ontem após o jogo com Ucrânia?
Figurski: O que?
Wojewódzki: eu mandei embora a minha [empregada] ucraniana (risos).
Figurski (risos): Mas que boa ideia (risos). Não me passou isso pela cabeça. Sabes o que? Eu com a raiva não lhe pagarei hoje.
Wojewódzki: Sabes o que, mas eu, vou levar a minha de volta, arranco o seu dinheiro e novamente mando embora (risos).
Figurski: Digo te, se a minha seria um pouco mais bonita, eu ainda a violaria.
Wojewódzki: Êh, eu não sei como é a minha, ela está toda a hora de joelhos (risos).

Protestaram ucranianos, os Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça da Polônia e o Conselho de Ética dos Meios de Comunicação. A questão chegou a promotoria de justiça e o programa foi retirado do ar. Wojewódzki e Figurski foram suspensos. Kuba retornou a estação de rádio, Michał, não.

A Associação liderada por Krzysztof Skowronski por isso mesmo lhes concedeu o "Hienas do Ano". Skowronski argumentou durante a divulgação do anti prêmio que, “a premiação foi dada pelo estilo desses programas, que ignoram os princípios da ética jornalística e padrões morais geralmente aplicáveis”.

Fonte:

Ler mais sobre essa estória: AQUI e AQUI.

Sem comentários: