quinta-feira, março 27, 2008

Hacker ucraniano cria partido político

Alegado hacker (pirata informático), pretende criar um partido político populista, próximo da grande oligarquia que apoia o Partido das Regiões (derrotado nas últimas eleições e encabeçado pelo Viktor Yanukovych)

O jornalista e blogger americano, Brian Krebs, autor do blog de segurança do Washington Post, escreve na sua página, que cidadão ucraniano, Dmytro Holubov, de 25 anos de idade, natural da cidade de Odessa, pretende criar Partido da Internet da Ucrânia.

FBI e Serviço de Inspecção Postal dos EUA (U.S. Postal Inspection Service), acusam Dmytro Holubov de ser o famoso hacker (pirata informático), conhecido no mundo cibernético pela alcunha de “Script”. Depois de muita insistência americana e somente apôs a vitória da Revolução Laranja, em 2005, Sr. Holubov chegou a ser preso e até encarcerado, acusado de ser a cabecilha da fraude cibernética no caso de Carderplanet.com, um fórum, que alegadamente facilitava a compra e venda das informações confidenciais dos cartões do crédito e do débito, e que era usado por cerca de 7.000 hackers de todo o mundo.

Mas apôs somente seis meses na prisão, alguns políticos ucranianos convenceram um juiz em emitir a nota de soltura de Holubov. O que é realmente interessante, porque como Krebs indica no seu blog e o Serviço de Inspecção Postal americano teme, se Dmytro Holubov conseguir um assento no parlamento ucraniano, essa posição lhe concederia a imunidade parlamentar automática da qualquer prossecução judicial pelas actividades criminais, como determina a lei ucraniana.

No sítio da Internet do partido é possível ler a biografia do Dmytro Holubov, onde ele afirma que: “pertence à uma rara categoria das pessoas, que vão para a política não para obter os dividendos, mas pela ideia. [...] Não estou interessado em dinheiro, como meta da toda a vida. [...] Estou contente, ajudando às pessoas e nisto eu gostaria de dedicar a minha vida”.

Alem disso, partido IPU declara no seu programa que pretende: “acabar com a corrupção pública e reduzir a burocracia estatal”, “apostar na computorização do Governo e de todo o país”, “dar as aulas gratuitas de línguas estrangeiras e computação para os cidadãos”, “criar as zonas off shore em certas regiões do país” e organizar a Ucrânia como “paraíso fiscal livre de impostos, para atrair a entrada do capital estrangeiro do todo o mundo”.

Partido IPU também pretende fazer reformas profundas e de cariz populista nas áreas dos impostos e da agricultura. Partido do Dmytro Holubov defende a necessidade da Ucrânia de novo adquirir a sua capacidade nuclear, mas manifesta-se abertamente contra a entrado do país na NATO.

Depois de ler os documentos do Partido, fiquei com a forte sensação do que Dmytro Holubov tenta criar nem tanto o partido político real, quanto um grupo de pressão, que no futuro lhe permitirá negociar um lugar elegível nas listas do Partido de Regiões pela região de Odessa.

Fonte:
http://blog.washingtonpost.com_holubov/
http://www.ipu.com.ua/

Sem comentários: