segunda-feira, março 17, 2008

Embaixador da Ucrânia em Curitiba

O governador do Estado brasileiro do Paraná, Roberto Requião recebeu nesta segunda-feira (10) o embaixador da Ucrânia, Volodymyr I. Lákomov, no Palácio das Araucárias. A delegação ucraniana começou pelo Paraná uma visita a diversos Estados brasileiros, que vai culminar com a entrega da carta diplomática ao Presidente Lula. “O Paraná é o Estado que tem a maior comunidade ucraniana no Brasil, é uma grande uma ponte que nós temos entre os dois países”, afirmou o embaixador.A Embaixada estuda sediar, em Junho, no Paraná, a reunião trimestral do conselho administrativo da Alcântara Ciclone Space, consórcio binacional criado para o lançamento de foguetes e satélites a partir da base de Alcântara, no Maranhão. “Com a parceria aero-espacial, nossa relação está chegando agora ao seu maior patamar histórico. O que buscamos é estreitar ainda mais esses laços”, afirmou Lákomov.

O embaixador assumiu suas funções em Brasília em Março de 2007, e esta é sua primeira visita oficial ao Paraná. Curitiba e Região Metropolitana têm a maior comunidade ucraniana no Brasil, com cerca de 60 mil descendentes.

O Prefeito da cidade brasileira de Curitiba, capital do estado de Paraná, Sr. Beto Richa recebeu nesta terça-feira (11) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Lákamov.
"Queremos agradecer a atenção que o prefeito de Curitiba tem dado à comunidade ucraniana. Realmente estamos encantados com o tratamento e com a cidade", disse o embaixador, que está há três na capital.
O embaixador falou em estreitar relações com Curitiba em projectos relacionados à área de tecnologia. Lákamov também convidou Richa para conhecer as estações de metro de Kyiv, que funcionam também como museus de arte. "As portas estão abertas para intensificarmos as conversas e fecharmos parcerias que sejam interessantes para ambos", disse Richa.
"O interesse de parceiros internacionais por Curitiba demonstra o reconhecimento das experiências bem sucedidas da cidade nos mais variados sectores", disse o secretário de Relações Internacionais e Cerimonial, Eduardo Guimarães, que acompanhou a visita do embaixador.
Também acompanharam a visita a embaixatriz Olga Lakomova, 2º Secretário da Embaixada da Ucrânia Yuliy Tatarchenko, o Cônsul da Ucrânia em Curitiba, Olekandr Markov, o Cônsul da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowske, o deputado estadual Felipe Lucas e o representante da comunidade ucraniana no Paraná Vitório Sorotiuk.
Lákamov foi conselheiro de Cooperação Económica na Embaixada da Ucrânia no Brasil, entre 1997 e 2002. Na função, desenvolvia parcerias com bilateral nas áreas da indústria aeroespacial, maquinaria pesada e energia. Antes de assumir a embaixada no Brasil, entre 2005 e 2007 foi embaixador da Ucrânia na República de Angola.

Sem comentários: