segunda-feira, março 17, 2008

Ucrânia homenageia Felipe Lucas

Deputado estadual brasileiro Felipe Lucas recebe homenagem do governo ucraniano

Nesta segunda-feira (10/03), em solenidade realizada no salão nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o deputado Felipe Lucas (PPS) recebeu das mãos do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Volodymyr Lákomov, a comenda da Ordem de Honra ao Mérito de 3.º Grau – a maior honraria concedida pelo governo ucraniano. A distinção é uma homenagem pelos esforços despendidos pelo parlamentar para que o Brasil reconheça o Holodomor, como um acto de genocídio contra o povo ucraniano. No encontro, Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira também foi homenageado.
A reunião foi comandada pelo presidente da Casa, Nelson Justus e teve o prestígio dos deputados Alexandre Cury, Luiz Cláudio Romanelli, Cida Borghetti e Dr. Batista. Da comitiva do embaixador estiveram presente o cônsul da Ucrânia, Oleksandr Markov, o cônsul honorário Mariano Czaikowski e a vice-prefeita do município de Irati, Marisa Lucas, além do prefeito Celso Kubaski, de Imbituva e do ex-prefeito Markiano Antônio, de Prudentópolis, cidades com grande predominância de ucranianos no Estado.
O embaixador Lákamov destacou que, até hoje, apenas poucos estrangeiros foram agraciados com a comenda, entre eles, os ex-presidentes Bill Clinton (Estados Unidos) e Boris Yeltsin (Rússia). “O deputado Felipe Lucas é um amigo do povo ucraniano e teve reconhecido seus méritos por assumir a luta de toda uma nação, tentando restaurar uma verdade histórica”, declarou. A autoridade argumentou que este período sombrio não pode ser “deletado” da história mundial.
Emocionado, o deputado Felipe Lucas, que já tinha sido homenageado pelo presidente ucraniano Victor Yuschenko, por ocasião do 16.º aniversário da independência daquele país, agradeceu a honraria, estendendo a distinção a todos os deputados da Assembleia que aprovaram por unanimidade o projecto por ele apresentado, reconhecendo a luta do povo ucraniano. O parlamentar aproveitou para informar que o governo daquele país mantém estreitas parcerias comerciais com os paranaenses. Holodomor é um dos mais trágicos acontecimentos do século XX: a “Grande Fome de 1932-1933”. Estima-se que morreram entre 3 a 6 milhões de ucranianos - sobretudo camponeses - em consequência de uma fome artificialmente provocada pelo regime soviético dirigido por Stalin. Este genocídio teve como principal objectivo “castigar” os camponeses - a base social da nação ucraniana - devido à sua resistência à colectivização da agricultura e ao apego que manifestavam pela cultura e tradições nacionais.
Felipe Lucas é ex-vereador e ex-prefeito de Irati (1993 a 1996), ele é médico do município de Irati e da região há 30 anos, e tem participado activamente das campanhas para obtenção de recursos para a sua comunidade. Em 2004, ainda enquanto suplente, por exemplo, acompanhou a entrega de equipamentos para atendimento de casos de gestação de alto risco destinados a Santa Casa de Irati. Lucas também acompanhou a liberação dos recursos ao Consórcio Municipal de Saúde – C.I.S, entre outras conquistas.
Contactos do Deputado Felipe Lucas:
Telefone: +55 41 - 33504000
E-mail: felipelucas arroba alep pr gov br

Sem comentários: